... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Como postar uma foto: passo a passo

Como postar uma foto: passo a passo

Neste tutorial do Portal de Zoologia será explicado como publicar uma mídia, no caso, uma foto, para ser exibida online. Para postar uma foto, o autor/colaborador deve estar devidamente registrado no site e estar conectado. Para iniciar o processo de publicação, o colaborador deve clicar em “Publicar uma mídia” no menu superior a direita do site (faixa de fundo azul). Automaticamente, uma nova janela será aberta com o formulário de upload do arquivo.

Neste formulário o autor deve clicar no botão “upload de arquivo” e escolher localmente, isto é, em suas pastas físicas, tanto de um computador, como de um smartphone, a foto do animal que deseja publicar. Uma vez a foto escolhida, que não pode ultrapassar 2 MB e nem ser muito pequena para manter a qualidade da foto uma vez publicada, a foto será enviada ao servidor do Portal de Zoologia e estará pronta para ser editada. Existem programas e aplicativos relativamente simples que podem ser usados para redimensionar fotos. É o caso, por exemplo, do aplicativo Redimensionador de imagens, disponível para o sistema Android.

Enquanto o arquivo estiver sendo enviado, uma barra de progresso de cor laranja mostrará o andamento do upload. Uma vez terminado o upload, o formulário de preenchimento de informações sobre a espécie aparecerá.

A primeira coisa a se fazer é preencher o título da foto. Se o autor conhecer o nome científico da espécie, pode informa-lo neste espaço. Pode também preencher com o nome popular ou genérico (por exemplo, anêmona do mar, morcego, lagarta de fogo etc). A segunda informação a ser preenchida é “Texto”. Nesta parte do formulário, o autor pode fornecer informações sobre a história natural, ecologia e comportamentos interessantes sobre a espécie. Mas este espaço pode também ser deixado em branco.

A terceira parte, talvez a mais importante, é informar a localização exata do registro fotográfico, isto é, onde a espécie foi fotografada. Como informado nos objetivos do site, a ideia do Portal de Zoologia é realizarmos um inventário da biodiversidade de animais em seu habitat natural. Evite fotografar animais domésticos ou animais em cativeiro. Para informar a localização geográfica, o autor deve utilizar o mapa disponível no formulário.

É um mapa dinâmico e interativo, no qual o autor pode navegar clicado e arrastando o cursor do mouse nas direções desejadas. O zoom in e out pode ser feito através dos comandos no canto superior a esquerda do mapa ou simplesmente com o botão de rolagem do mouse. O mapa também apresenta duas camadas que auxiliam na procura do ponto de localização do registro fotográfico. A primeira camada, que é a camada padrão, é a OpenStreetMap. É uma camada com muitas informações, como nomes de ruas e estradas, localidades e algumas unidades de conservação. O autor deve utilizar esta camada para se aproximar o máximo possível da região do registro.

Uma vez próximo da região, o autor deve utilizar a camada Google Satellite, pois esta camada exibe fotos de satélite do banco de dados do Google com mais detalhes da estrutura da paisagem (fragmentos de mata, recifes de coral, casas, prédios e areas construídas, estradas e trilhas pequenas que não aparecem no OpenStreetMap). O autor então se aproxima do ponto do registro clicando e arrastando o cursor do mouse e dando o zoom necessário. Uma vez o ponto encontrado, o autor deve dar um clique com o botão esquerdo do mouse em cima da região escolhida. Automaticamente aparecerá um marcador azul no ponto que o autor escolheu.

Uma vez o marcador inserido no mapa, o autor pode modificar a sua localização clicando, segurando e movendo o marcador no mapa. O marcador poderá assim ser deslocado para outro ponto.

O autor não deve se preocupar com os formulários fornecidos pelo sistema, abaixo do mapa. Estes formulário podem ser utilizados para o autor se aproximar mais rapidamente da região na qual foi realizado o registro. Após isso, recomenda-se que o autor utilize diretamente o mapa como recurso de geolocalização. Não informe o seu endereço pessoal no formulário.

Pronto! A mídia está pronta para ser publicada. Uma vez preenchidos todos estes campos, o autor deve clicar no botão gravar, no canto inferior direito do formulário. Após clicar em gravar, a mídia será automaticamente publicada no sistema do Portal de Zoologia de Pernambuco. A qualquer momento, o autor pode voltar a sua publicação para modificar e acrescentar novas informações sobre a espécie bem como corrigir a sua localização.

Apoie o Portal