... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Imago de perereca-dormideira

Imago de perereca-dormideira

Publicado por Aléssio

no dia 31/05/2019

27 visualizações

0 comentário

Imago de perereca-dormideira

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Imago de Boana semilineata. O imago é uma fase de transição intermediária no processo de metamorfose de anuros. Nesta fase, as quatro patas já estão bem desenvolvidas e a cauda de girino ainda está presente. Nesta fase o animal desenvolve uma grande mandíbula e as branquias desaparecem. Os olhos e as patas crescem rapidamente, e a língua é formada. Todas estas transformações são acompanhadas por mudanças no sistema nervoso (desenvolvimento de visão estereoscópica, perda do sistema da linha lateral).

Os girinos de B. semilineata são aquáticos (como grande parte das espécies de anuros) e sofrem uma transformação morfológica, bioquímica e fisiológica para a fase juvenil terrestre. Todas as mudanças observadas durante o processo de metamorfose de anuros são orquestradas por um hormônio da glândula tireoide [1].

Registro realizado na APA Beberibe-Aldeia, Pernambuco.

Marcadores do autor

11/11
9/11

Observações

[1Denver, R. J. (2008). Chordate metamorphosis: ancient control by iodothyronines. Current Biology, 18(13), R567-R569.

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal