...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.

Página inicial > Categorias > Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2028)

| 1 | ... | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | ... | 226 |


Barata d’água cuidando dos ovos

19 de abril de 2022, por Valdir Luna
Inseto aquático levando ovos nas costas; capturado em um riacho no campus da UFRPE.(...)

Seriema

18 de abril de 2022, por Josival Araújo
Seriema, Sariema, Seriema-de-pé-vermelho, esta é uma ave da família Cariamidae. O nome científico(...)

Cobra corre-campo

18 de abril de 2022, por Josival Araújo
A cobra corre-campo, cujo nome científico é Thamnodynastes pallidus, é amplamente distribuída(...)

Aranha zebra

14 de abril de 2022, por Aléssio F.
Pequena aranha papa-moscas com um lindo padrão listrado preto e branco. Registro realizado na(...)

Besouro serra pau

11 de abril de 2022, por Aléssio F.
Besouro serra-pau (Cerambycidae) encontrado dentro de um tronco. Registro realizado no dia 12(...)

Percevejo preto

10 de abril de 2022, por Aléssio F.
Percevejo registrado na APA Aldeia Beberibe, no dia 10 de abril de 2022.

Heraclides thoas

4 de abril de 2022, por Aléssio F.
Heraclides thoas é uma grande espécie de borboleta da família Papilionidae. Possui uma grande(...)

Syngamia florella

1º de abril de 2022, por waldemar resende do carmo filho
Syngamia florella no meu apartamento, Rio de Janeiro

Aranha caranguejeira

24 de março de 2022, por Aléssio F.
Uma linda aranha caranguejeira encontrada no dia 11 de março de 2022, dentro de um toco de(...)

| 1 | ... | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | ... | 226 |

Apoie o Portal