... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Adelophryne nordestina

Adelophryne nordestina

Publicado por Aléssio F.

no dia 16/12/2021

68 visualizações

0 comentário

Adelophryne nordestina

Escala do sujeito : 1 cm

Descrição

Adelophryne nordestina é uma diminuta espécie de sapo da Família Eleutherodactylidae. É considerada uma espécie endêmica do Nordeste do Brasil, mais especificamente do Centro Endemismo Pernambuco, região que engloba toda a faixa do bioma Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco. Esta espécie, descrita em 2021 [1], só ocorre nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco com uma distribuição estimada em 240 km2.

Adelophryne nordestina é uma espécie críptica vivendo em áreas úmidas da mata com folhiço abundante. Apesar de ser considerada uma espécie relativamente comum nos seus locais de ocorrência, é extremamente difícil encontrá-la devido ao seu pequeno tamanho e cor. Com apenas 11 milímetros e de cor marrom alaranjada, este sapinho consegue passar totalmente despercebido por olhos não treinados.

É uma espécie ativa durante o dia e o período reprodutivo aparentemente é contínuo, pois machos podem ser encontrados vocalizando em todos os meses do ano. A espécie apresenta variação de coloração dorsal, podendo ser laranja, marrom, vermelha, preta ou dourada, sempre com manchas. A região ventral é escura com pontos bancos ou azulados. As fêmeas são um pouco maiores do que os machos.

O gênero Adelophryne é representado por algumas das menores espécies conhecidas de anuros e apresentam desenvolvimento direto, não apresentando uma fase de girino de vida livre. Todo o processo de metamorfose se dá dentro do ovo. Quando eclode do ovo, o indívudo já é um pequeno sapo [2].

Registro realizado na Serra dos Cavalos, município de Caruaru, no dia 27 de novembro de 2021.

Marcadores do autor

19/19

Observações

[1Lourenço-De-Moraes, R., Lisboa, B. S., de Oliveira Drummond, L., de Melo Moura, C. C., De Moura, G. J. B., Lyra, M. L., ... & Santana, D. J. (2021). A New Species of the Genus Adelophryne (Anura: Eleutherodactylidae: Phyzelaphryninae) from the Atlantic Forest of Northeastern Brazil. Herpetologica, 77(2), 164-175.

[2Elinson, R. P. (2001). Direct development: an alternative way to make a frog. genesis, 29(2), 91-95.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal