... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Passalidae

Passalidae

Publicado por Josival Araújo

no dia 20/06/2022

8 visualizações

0 comentário

Passalidae

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Os besouros da família Passalidae vivem em galerias que fazem em troncos de árvores em decomposição. É impressionante a diversidade de organismos que podemos encontrar em um tronco em decomposição. E dentre os organismos mais comuns estão esses besouros, que podem colonizar diferentes áreas do tronco, como a área logo embaixo da casca, o núcleo do tronco que é a área mais lenhosa, e até mesmo áreas embaixo do tronco.

Eles se alimentam dessa madeira em decomposição, desempenhando o serviço de reciclagem de nutrientes, triturando essas madeiras que depois se transformará em solo na floresta. Também vivem em grupos sociais com diferentes gerações, dentro das galerias é possível encontrar adultos, larvas e pupas. As larvas dependem que os adultos coloquem comida triturada na boca delas, pois o cuidado parental é forte nesta família.

Esses da foto são representantes da espécie Passalus elfriedae encontrado vivendo logo embaixo da casca do tronco em decomposição. Registro realizado no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, Serra dos Cavalos, Caruaru, no interior de Pernambuco.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal