... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Bothrops leucurus

Bothrops leucurus

Publicado por Aléssio F.

no dia 01/02/2023

520 visualizações

0 comentário

Bothrops leucurus

Uma nota está vinculada à imagem. Passe o mouse sobre a imagem para exibir a nota.

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Jararaca juvenil da espécie Bothrops leucurus encontrada em Serra dos Cavalos, área rural do município de Caruaru, Pernambuco, no dia 12 de março de 2022. Bothrops leucurus é uma serpente relativamente comum com ampla distribuição na porção leste do Nordeste do Brasil, ocorrendo preponderantemente em áreas de Mata Atlântica e Caatinga, podendo ser encontrada em manchas de floresta, em ambientes abertos de regiões semiáridas e em ambientes perturbados. É uma serpente de porte médio e robusta com hábitos terrestres que pode medir até 1,95 metros de comprimento [1].
.
Bothrops leucurus é uma serpente com dieta generalista modulada pela idade. As serpentes mais jovens se alimentam de anuros e pequenos lagartos e as serpentes adultas se alimentam preferencialmente de pequenos mamíferos. É considerada uma espécie vivípara. As pequenas serpentes (12 filhotes por ninhada, em média) nascem após um período de desenvolvimento de 147 dias.

A jararaca-do-rabo branco, ou caiçaca, como é popularmente conhecida, é uma serpente Viperidae muito peçonhenta e é considerada uma das maiores causadoras de acidentes ofídicos no Nordeste do Brasil.

Marcadores do autor

10/10
1/10

Observações

[1Freitas, M. A. (2015). Herpetofauna no Nordeste Brasileiro: Guia de Campo. Technical Books.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal