Apostolepis cearensis é uma pequena espécie de serpente de hábito fossorial endêmica da Caatinga [1]. É considerada uma espécie rara, de difícil visualização [2]. É uma predadora de outras espécies de serpentes [3]. Seu nome popular em inglês é Gomes’ Burrowing snake, nome dado em homenagem ao pesquisador que a descreveu pela primeira vez, em 1915. No Brasil pode ser considerada como uma falsa coral por causa de sua cor vermelha e faixas pretas no corpo. Poderíamos chamá-la de cobra-vermelha-da-cabeça-preta ou cobra-do-colarinho-branco.
O gênero Apostolepis compreende um grupo diverso de serpentes fossoriais com aproximadamente 30 espécies descritas, todas ocorrendo na America do Sul.
Registro realizado no dia 6 de julho de 2023 na Fazenda Vazante, Carnaubeira da Penha, Pernambuco. A serpente estava viva e foi encontrada se deslocando na varanda de uma casa.
Seus comentários
# no dia 30 de setembro as 18:46, por Jefferson Barreto Araujo
Foi encontrado agora a noite, 30/09/2023, precisamente às 18:30 uma serpente idêntica a essa na Cidade de Riachão das Neves - Bahia, quando vi várias pessoas em volta e outra pisando-a com o pé aproximei-me para ver e verifiquei que se trata de um filhote de Coral, infelizmente já era tarde, a pobre já estava em fase final de sua morte.
# no dia 1º de outubro as 16:00, por Aléssio F.
Olá Jefferson, obrigado pela informação de ocorrência da serpente. É uma pena que as pessoas ainda guardem o instinto de matas todas as cobras que encontram pela frente.