... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Polychrus marmoratus

Polychrus marmoratus

Publicado por Aléssio F.

no dia 26/09/2023

51 visualizações

0 comentário

Polychrus marmoratus

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Lagarto da espécie Polychrus marmoratus encontrado no jardim de uma casa, na borda de um fragmento de Mata Atlântica, na APA Aldeia Beberibe, no dia 24 de junho de 2023. Esta espécie apresenta uma grande distribuição geográfica America do Sul. No Brasil ocorre preponderantemente em ambientes florestais em grande parte da Mata Atlântica e em regiões na Amazônia.

Polychrus marmoratus possui hábitos arborícolas e vive em florestas tropicais maduras a moderadamente perturbadas. Também pode ser encontrada em pântanos, plantações e em jardins em áreas urbanas próximas à borda de matas. Estes lagartos costumam usar bordas florestais ao longo de corpos d’água, estradas e plantações, onde os indivíduos empoleiram-se e se aquecem em galhos e troncos de árvores [1]. Polychrus marmoratus se desloca cuidadosa e vagarosamente na vegetação e consegue modificar minimamente sua coloração. É por isso que é chamado popularmente de falso-camaleão. Diferentemente dos camaleões verdadeiros, a longa cauda de (Polychrus marmoratus) não é preênsil e serve como eixo de equilíbrio durante suas excursões em gahlos muito finos.

Marcadores do autor

Observações

[1Sierra-Rueda A, Aponte-Gutiérrez AF, Acosta-Ortiz J (2021) Common Bush-Anole (Polychrus marmoratus). In: Arteaga A, Bustamante L, Vieira J, Guayasamin JM (Eds) Reptiles of Ecuador: Life in the middle of the world. Available from: www.reptilesofecuador.com.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal