... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Embuá

Embuá

Publicado por Aléssio

no dia 17/12/2017

123 visualizações

0 comentário

Embuá Diplopoda

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Os embuás, ou piolhos-de-cobra, são artrópodes pertencentes a classe Diplopoda (milípedes). Com aproximadamente 12 mil espécies descritas, é a terceira maior classe de artrópodes terrestres atrás de Insecta e Arachnida. Componentes importantes de ecossistemas terrestres, os embuás são detritívoros, essenciais na ciclagem de nutrientes. Podem atingir grandes densidades no solo de floretas chegando a mais de mil indivíduos por m2 e estima-se que sejam capazes de consumir 10-15% de folhas caídas anualmente em florestas temperadas. A taxonomia moderna de milípedes é preponderantemente baseada na genitália dos machos (gonopódios) [1].

A maioria dos diplópodes possui 30 pares de pernas ou mais e a maior parte dos segmentos corporais possui 2 pares. O corpo é cilíndrico ou discretamente achatado e a as antenas são curtas com sete artículos [2].
.
Apesar de sua diversidade e importância ecológica, não existem muitos estudos sobre a ecologia de diplópodes no Brasil.

Existem relatos clínicos de acidentes causados pelo contato acidental com secreções produzidas por algumas espécies de milípedes no Brasil [3].

Registro realizado na Estação Ecológica de Caetés, Paulista, Pernambuco.

Marcadores do autor

Observações

[1Golovatch, S. I., & Kime, R. D. (2009). Millipede (Diplopoda) distributions: A review. Soil Organisms, 81(3), 565-597

[2Triplehorn, C. A., & Johnson, N. F. (2015). Estudo dos Insetos (2ª edição brasileira). São Paulo: CENGAGE Learning

[3De Capitani, E. M., Vieira, R. J., Bucaretchi, F., Fernandes, L. C., Toledo, A. S., & Camargo, A. C. (2011). Human accidents involving Rhinocricus spp., a common millipede genus observed in urban areas of Brazil. Clinical toxicology, 49(3), 187-190

Comentar

Quem é você?

Para exibir sua miniatura com a sua mensagem, registre-a inicialmente em gravatar.com (gratuito e indolor) e não esqueça de indicar o seu e-mail aqui.

Inclua aqui o seu comentário
  • Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal