... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Goniopsis cruentata

Goniopsis cruentata

Publicado por Aléssio

no dia 31/05/2018

9 visualizações

0 comentário

IMG 0144

Escala do sujeito : não informado

Descrição

«E o aratu, pra lá e pra cá...»

O aratu é uma espécie de caranguejo comum nos mangues de Pernambuco, podendo sobreviver em áreas degradadas e bordas de mangue. É uma espécie ágil e bastante caçada quando as populações de caranguejo-uça diminuem de tamanho. Não constroem galerias na lama, sendo uma espécie oportunista, se protegendo em tocas de outras espécies. No Nordeste, Goniopsis cruentata é capaz de se reproduzir o ano todo, com maior proporção de fêmeas ovadas entre os meses de dezembro a março [1]. Alimenta-se predominantemente de partículas orgânicas do sedimento e também são importantes predadores de propágulos de espécies vegetais do mangue [2].

Marcadores do autor

Observações

[1Pereira Rodrigues de Lira, J. J., dos Santos Calado, T. C., de Araújo, L. C., & de Sá, M. (2013). Breeding period in the mangrove crab Goniopsis cruentata (Decapoda: Grapsidae) in Northeast Brazil. Revista de biologia tropical, 61(1), 29-38

[2Ferreira, A. C., Ganade, G., Freire, F. A. M., & Attayde, J. L. (2013). Propagule predation in a Neotropical mangrove: the role of the Grapsid crab Goniopsis cruentata. Hydrobiologia, 707(1), 135-146

Comentar

Quem é você?

Para exibir sua miniatura com a sua mensagem, registre-a inicialmente em gravatar.com (gratuito e indolor) e não esqueça de indicar o seu e-mail aqui.

Inclua aqui o seu comentário
  • Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal