...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Néfila

Néfila

Publicado por Daniele Gonçalves

no dia 01/05/2025

1122 visualizações

0 comentário

DSCN3314

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Volteeeeei! E voltei já trazendo novidades!

Uma das fotos de hoje é da aranha-do-fio-dourado, ou néfila, também chamadas de «aranhas-tecedeiras» ou tecedeiras-de-seda-dourada.

Eu encontrei essa belezura na Gruta Azul, que fica localizada na Fazenda Pratinha, em Iraquara - BA, região da Chapada Diamantina (mais específica que isso é impossível!). Vou explicar como foi nosso encontro magnífico. Resolvi tirar o final de semana para fazer trilhas na Chapada com mais dois amigos, Taiane e João. Eu, interesseira como sou, chamei os dois por serem uma enfermeira (caso eu passase mal) e um professor de história (para termos conversas cheias de cultura, principalmente porque visitamos regiões onde haviam pessoas escravizadas no passado).

Quando chegamos na Gruta Azul, os dois bonitos quiseram tirar fotos. Eu já sabia que ia dar errado quando olhei para o teto da gruta e vi vários morcegos dormindo na paz do Senhor Jesus. Meus amigos, que respeitam muito minhas colocações científicas (visto que sou médica veterinária, futura sanitarista, com três especializações), ouviram meus argumentos sobre o risco de permanecer naquela gruta e, entre a razão e a selfie, eles preferiram a selfie. Orientei eles para pelo menos ficarem em silêncio ali. Eu, que não sou besta e sei como a vacina antirrábica é dolorosa (experiência própria), resolvi sair da gruta e explorar a fauna exterior. Tive sorte em encontrar essa aranha linda! Ela é inofensiva e consome uma enorme quantidade de insetos, muitos dos quais são vetores de doenças.

Obs.: Se vocês tiverem a oportunidade de conhecer a Fazenda Pratinha, eu super indico! Olhem na internet o lugar e depois volte para me dizer se ali nao é um pedaço do céu.

Câmera: Nikon Coolpix L820.
Data: 27/04/2025.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal