A saracura-sanã é uma ave característica de áreas alagadas. No Brasil ocorre ao longo de praticamente toda a costa, entre os estados do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. A saracura-sanã mede em torno de 27 a 29 cm; o macho pesa 217 g. É grande e escura, possui bico longo amarelo-esverdeado com tons de azul e vermelho na base. Como pode ser observado na foto, os olhos e as patas são vermelhos.
É uma espécie com hábito alimentar generalista. Alimenta-se de insetos e suas larvas, pequenos anfíbios e brotos de plantas aquáticas e capins.
Registro realizado no dia 12 de setembro de 2026 durante um passeio no Parque Tingui, em Curitiba. Neste dia o parque estava todo alagado, para a felicidade das aves que gostam de brejos.






Comentar