Pholcus phalangioides é uma espécie de aranha totalmente inofensiva com ampla distribuição no Brasil. É uma espécie que encontra condições ideais em construções humanas para a sua sobrevivência e reprodução. A aranha pernuda ou aranha caseira de perna comprida, como é conhecida popularmente, pode ser classificada em termos comportamentais como uma tecelã diurna e apresenta teias grandes e irregulares normalmente construídas em cantos de parede. É a espécie mais cosmopolita da família Pholcidae. Apresenta dieta generalista e se alimenta inclusive de outras aranhas, utilizando o mimetismo do movimento das presas para atrair e capturar as aranhas em suas próprias teias [1].
Seus comentários
# no dia 8 de fevereiro de 2021 as 20:55, por Anônimo
Eu tinha uma morando num cantinho do meu banheiro, eu amava e alimentava ela. Até que a empregada veio, limpou o banheiro e matou ela...
# no dia 7 de abril as 15:27, por Renato
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
# no dia 12 de abril as 02:34, por Marcelo
Não entendo essas aranhas, elas são grandes e feias mas inofensivas? E se elas derem filhotinhos eles não vão me morder?
# no dia 13 de abril as 17:29, por Aléssio F.
Oi Marcelo, não se preocupe. Estas aranhas não apresentam cuidado parental. Assim que eclodem dos ovos, as pequenas aranhas já são independentes e já sabem muito bem se virar sozinhas. Apesar de sua relativa feiura (eu particularmente as acho lindas), é uma espécie inofensiva.