Forma adulta de Chromacris speciosa, uma espécie de gafanhoto considerada como devastadora ocasional endêmica da América do Sul. Essa espécie alimenta-se de diferentes famílias de plantas, principalmente as Fabaceae, Solanaceae, Myrtaceae, Poaceae e Gramineae. Chromacris speciosa é distribuída em toda a região do Brasil e no Paraguai, Uraguay e Argentina. C. speciosa é popularmente conhecida como “gafanhoto soldado”, e é caracterizada por seu tamanho médio, geralmente de cor verde escura, e pelas asas traseiras laranja-avermelhadas [1].
Na Estação Ecológica de Tapacurá foi destacado a ocorrência de formas jovens desse gafanhoto em áreas influenciadas pelo homem e no limite da Floresta [2], eu também observei isso em Jaguarana no limite da Floresta em uma área desmatada e coberta por gramíneas. Esse registro foi realizado na Reserva de Floresta Urbana Mata de Jaguarana, Paulista, Pernambuco.
Seus comentários
# no dia 28 de abril as 10:53, por HELENA MARIANA DIAS
Aqui no quintal da minha casa tem um casa eu vi outro dia eles acasalando me parece que a fêmea e maior que o macho eu moro no Paraná na região metropolitana de Curitiba, em araucaria