... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Dendrophidion atlantica

Dendrophidion atlantica

Publicado por Aléssio F.

no dia 30/09/2019

82 visualizações

0 comentário

Dendrophidion atlantica

Escala do sujeito : 1 m

Descrição

Dendrophidion atlantica é uma espécie de serpente da Família Colubridae. É uma espécie endêmica da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. Foi originalmente descrita em 2010 a partir de indivíduos capturados em fragmentos de mata no Estado de Alagoas e seu holótipo está depositado no Museu Nacional do Rio de Janeiro [1]. Atualmente já existem registros de ocorrência da espécie para Pernambuco, inclusive o registro de uma fêmea de coloração melanística [2]. É uma serpente que mede um pouco mais de um metro e o seu dorso apresenta cor marrom com machas transversais alternadas com escamas de cor marrom escura e escamas mais claras, de cor creme ao longo de todo o corpo. Sua cabeça é pequena com grandes olhos.

Dendrophidion atlantica é preponderantemente terrestre mas pode ser encontrada enrodilhada em galhos de pequenas árvores. Seu nome popular poderia ser «cobra corredeira da Mata Atlântica» devido ao seu modo de se deslocar rapidamente no solo.

Registro realizado na APA Aldeia-Beberibe, no dia 29 de setembro de 2019.

Marcadores do autor

Observações

[1Freire, E. M. X., Caramaschi, U., & Gonçalves, U. (2010). A new species of Dendrophidion (Serpentes: Colubridae) from the Atlantic rain forest of northeastern Brazil. Zootaxa, 2719(1), 62-68.

[2Lima, L. F. L., Amaral, J. M. S., Barbosa, V. N., & Santos, E. M. (2019). Dendrophidion atlantica/Freire, Caramaschi e Gonçalves, 2010—Contribuições sobre reprodução. Acta Biológica Paranaense, 48(1–2), 1–4.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal