... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Manacus manacus

Manacus manacus

Publicado por Aléssio

no dia 23/11/2019

42 visualizações

0 comentário

White-bearded Manakin Manacus manacus

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Manacus manacus é uma espécie de ave passeriforme da família Pipridae. É conhecida popularmente como rendeira ou barbudinho. Apresenta uma grande distribuição geográfica na América do Sul, ocorrendo preponderantemente em regiões de mata. No Brasil é encontrada ao longo de toda a extensão da Mata Atlântica e da Amazônia.

Uma característica marcante da rendeira, como de outras espécies da família Pipridae, é a forma como machos atraem as fêmeas no período reprodutivo. Os machos se aglomeram durante a estação reprodutiva e formam verdadeiras arenas (leks, em inglês) de exibição nas quais desenvolvem uma complexa dança nupcial com acrobacias e sons variados para atrair a fêmea e copular, sendo esta a única função do macho, tendo em vista que os machos nesta família não apresentam cuidado parental. Como são extremamente territorialistas, os machos não se incomodam com a presença de observadores. Por isso que seu comportamento é relativamente bem conhecido.

Por causa deste sistema de acasalamento em leques, os machos de piprídeos estão sob forte influência da seleção sexual, causando um exagero de formas, cores e sons. Podemos observar isto no alto dimorfismo sexual presente na família, em que os machos geralmente são extremamente coloridos, brilhosos e vistosos e as fêmeas apresentam coloração críptica.

Registro realizado na APA Aldeia-Beberibe, Camaragibe, Pernambuco.

Marcadores do autor

21/21
1/21

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal