... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Icterus jamacaii

Icterus jamacaii

Publicado por Aléssio

no dia 26/11/2019

32 visualizações

0 comentário

Icterus jamacaii

Escala do sujeito : não informado

Descrição

O corrupião, ou sofreu, é uma das espécies de aves mais conspícuas de toda a região da Caatinga. Sua coloração laranja intensa é inconfundível. Por causa desta característica, é uma espécie de ave ainda muito capturada e criada ilegalmente em cativeiro [1]. É uma espécie parasita de ninhos. Na época reprodutiva, as fêmeas de sofreu põem seus ovos em ninhos de outras espécies. Assim, a espécie hospedeira choca os ovos e cuida de uma prole que não é a sua.

Icterus jamacaii é uma espécie endêmica do Brasil e apresenta uma ampla distribuição, estando presente em todo o Nordeste e região Sudeste, até São Paulo.

Registro realizado na Fazenda Vazante, Carnaubeira da Penha, Pernambuco, em junho de 2019.

Marcadores do autor

Observações

[1Alves, R. R. D. N., Nogueira, E. E., Araujo, H. F., & Brooks, S. E. (2010). Bird-keeping in the Caatinga, NE Brazil. Human Ecology, 38(1), 147-156.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal