... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Ovos de borboleta

Ovos de borboleta

Publicado por Aléssio F.

no dia 21/06/2020

99 visualizações

0 comentário

Ovos de borboleta

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Ovos de borboleta colocados na superficie de uma folha de urtiga. Além da curiosa e delicada forma aleatória de coração em que estes ovos foram colocados, a questão principal é: por que foram colocados em local tão exposto? A planta escolhida pela fêmea para depositar seus ovos pode nos dar uma pista: defesas químicas.

Apesar de ainda pouco conhecidos, a compreensão dos mecanismos de defesa dos ovos passa desde estudos sobre a vitelogênese dos ovos e como toxinas fornecidas pelas fêmeas passam para os ovos até evidências do papel de glândulas acessórias que produzem secreções que fornecem um revestimento protetor pouco palatável para os ovos [1]. Frequentemente as toxinas são substâncias derivadas das plantas hospedeiras as quais servem de alimento para as próprias lagartas, havendo um processo de bioacumulação ao longo das fases de desenvolvimento do indivíduo.

A foto registra possivelmente ovos de uma borboleta da tribo Ithomini (subfamília Cyrestinae).

Marcadores do autor

21/21

Observações

[1Hilker, M., & Meiners, T. (2008). Chemoecology of insect eggs and egg deposition. John Wiley & Sons.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal