... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Jiboia abraçando um teiú

Jiboia abraçando um teiú

Publicado por Aléssio F.

no dia 16/11/2020

916 visualizações

0 comentário

Jiboia

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Registro raro e fortuito: uma jiboia abraçando mortalmente um lagarto teiú em uma área de Mata Atlântica nos arredores da cidade de Recife.

A jiboia (Boa constrictor) é uma serpente que utiliza a estratégia de caça conhecida como «senta e espera». Como é uma serpente de movimentos relativamente lentos, tanto no chão como em árvores, a jiboia fica de tocaia aguardando suas presas aparecerem. Boa constrictor é considerada uma predadora generalista e oportunista, podendo se alimentar de praticamente todos os grupos de vertebrados, como anfíbios, aves, mamíferos e outros répteis.

Por seus hábitos arborícolas e terrestres, as jiboias são capazes de predar grandes espécies de lagartos como a iguana (Iguana iguana) [1] e o teiú (Salvator merianae). Em termos de custo e benefício, a preferência por presas maiores é uma adaptação das jiboias para, de certa forma, economizar energia. É mais vantajoso «sentar e esperar» uma presa maior do que se alimentar várias vezes de presas menores.

A jiboia é uma serpente não-peçonhenta e não oferece riscos aos seres humanos. É um animal muito tranquilo e não apresenta comportamentos agressivos. Se encontrar uma jiboia, faça uma reverência a este belo animal e siga seu caminho.

Marcadores do autor

13/13
7/13

Observações

[1Sanches, P. R., Santos, F. P., Gama, C. S., & Costa-Campos, C. E. (2018). Predation on Iguana iguana (Squamata: Iguanidae) by Boa constrictor (Squamata: Boidae) in a fluvial island in the Amazonas river, Brazil, including a list of saurophagy events with Boa constrictor as predator. Cuadernos de Herpetología, 32(2): 129-132.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal