Registro raro e fortuito: uma jiboia abraçando mortalmente um lagarto teiú em uma área de Mata Atlântica nos arredores da cidade de Recife.
A jiboia (Boa constrictor) é uma serpente que utiliza a estratégia de caça conhecida como «senta e espera». Como é uma serpente de movimentos relativamente lentos, tanto no chão como em árvores, a jiboia fica de tocaia aguardando suas presas aparecerem. Boa constrictor é considerada uma predadora generalista e oportunista, podendo se alimentar de praticamente todos os grupos de vertebrados, como anfíbios, aves, mamíferos e outros répteis.
Por seus hábitos arborícolas e terrestres, as jiboias são capazes de predar grandes espécies de lagartos como a iguana (Iguana iguana) [1] e o teiú (Salvator merianae). Em termos de custo e benefício, a preferência por presas maiores é uma adaptação das jiboias para, de certa forma, economizar energia. É mais vantajoso «sentar e esperar» uma presa maior do que se alimentar várias vezes de presas menores.
A jiboia é uma serpente não-peçonhenta e não oferece riscos aos seres humanos. É um animal muito tranquilo e não apresenta comportamentos agressivos. Se encontrar uma jiboia, faça uma reverência a este belo animal e siga seu caminho.
Comentar