Vespa Agelaia pallipes registrada na APA Aldeia Beberibe, no dia 24 de dezembro de 2020. Esta espécie é popularmente chamada de vespa-carniceira por seu comportamento de explorar carcaças de animais mortos para obter proteínas, sais inorgânicos e água [1]. Os padrões de lesões causados por estas vespas em corpos em decomposição podem ser utilizados em estudos de ciência forense [2].
Agelaia pallipes (Tribo Epiponini) apresenta uma grande distribuição geográfica e pode ser encontrada em vários ecossistemas florestais do Brasil. É uma das espécies mais agressivas de vespa causando vários acidentes todos os anos e até mesmo predando filhotes de aves [3]. Seu veneno é constituído de vários peptídeos, biomoléculas com diversas atividades biológicas. Alguns desses peptídeos apresentam interesse biomédico [4]. Em algumas regiões do Brasil esta vespa também é conhecida como cassanunga ou cassununga (região Sudeste), caba curumim (Amazonas), marimbondo de peixe (Nordeste), papa-carne (Rio Grande do Sul).
O gênero Agelaia possui 31 espécies descritas. Todas as espécies são vespas sociais e ocorrem entre o México e a Argentina.
Seus comentários
# no dia 24 de abril as 15:29, por Simone Viana
Fui picada por esta vespa na orelha. Está inchado e dando ferroadas demais! Usei álcool, tirei o ferrão e passei pomada novacort . Matei o inseto, mas antes tirei foto.
Estava na cozinha da minha casa. Moro na zona urbana de Sete Lagoas/MG.
# no dia 25 de abril as 14:08, por Aléssio F.
Olá Simone, se puder compartilhe seu registro aqui no Portal de Zoologia de Pernambuco.