... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Pequena vespa vermelha Ichneumonidae

Pequena vespa vermelha Ichneumonidae

Publicado por Aléssio F.

no dia 20/01/2021

148 visualizações

0 comentário

Vespa Ichneumonidae

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Ichneumonidae é uma grande família de vespas. Este grupo específico de insetos é na verdade um dos ramos mais diversos da árvore da vida. São mais de 25 mil espécies conhecidas. E alguns especialistas afirmam que este número representa apenas 1/4 de sua verdadeira riqueza. Em média, entre 1900 e 2010, foram descritas 212 novas espécies por ano. Estas vespas são conhecidas por atacarem estágios imaturos de insetos holometábolos (que apresentam metamorfose completa durante o desenvolvimento). Os corpos moles das larvas destes insetos hospedeiros servirão como alimento para as larvas das vespas. Por isso que as espécies deste grupo de Hymenoptera são chamadas de vespas parasitoides.

O próprio Charles Darwin ficou muito impressionado com a diversidade e comportamentos destas vespas. Em uma de suas cartas a um dos seus correspondentes, Darwin escreveu que «não conseguia se persuadir que um Deus benéfico e onipotente tenha criado os Ichneumonidae com a intenção expressa de que estas vespas se alimentassem dentro de corpos vivos de lagartas...» Por causa desta citação e também para chamar a atenção de que a história natural deste grupo de animais é uma das maiores radiações adaptativas de toda a biodiversidade, um grupo internacional de pesquisadores sugere que as vespas da família Ichneumonidae sejam chamadas popularmente de «vespas de Darwin» [1].

Espécie ainda não identificada. Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, no dia 31 de dezembro de 2020.

Marcadores do autor

11/11

Observações

[1Klopfstein, S., Santos, B. F., Shaw, M. R., Alvarado, M., Bennett, A. M., Dal Pos, D., ... & Broad, G. (2019). Darwin wasps: a new name heralds renewed efforts to unravel the evolutionary history of Ichneumonidae. Entomological Communications, 1, ec01006.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal