...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (320)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Moscas Richardia

    Estas duas moscas estavam em cima de um abacate caído no chão. Pareciam estar fazendo uma dança (...)

    Publicado em 06/02/2025

    1021 visualizações

    0 comentário

  • Deltochilum alpercata

    Um subgênero dos besouros conhecidos popularmente como rola-bosta chama a atenção por possuírem um (...)

    Publicado em 03/04/2019

    1836 visualizações

    2 comentários

  • Ouriço-cacheiro

    O ouriço-cacheiro, ou porco-espinho (Coendou prehensilis), é um grande roedor arborícola podendo (...)

    Publicado em 09/11/2017

    1572 visualizações

    0 comentário

  • Troglodytes musculus

    A corruíra é um pequeno passarinho da Família Troglodytidae. Ocorre em praticamente toda a America (...)

    Publicado em 09/09/2020

    1457 visualizações

    1 comentário

  • Besourinho perna de pau

    Eu inventei esse nome popular para este besouro por causa do formato de suas pernas. Próximo a (...)

    Publicado em 28/05/2026

    220 visualizações

    0 comentário

  • Ameiva ameiva

    Lagarto com uma das maiores distribuições geográficas no Brasil. Conhecido como calango ou (...)

    Publicado em 13/11/2017

    1415 visualizações

    0 comentário

  • Fêmea de Chiroxiphia pareola

    O tangará-falso, ou tangará-principe (Chiroxiphia pareola) é um passarinho da família Pipridae (...)

    Publicado em 31/05/2020

    1078 visualizações

    0 comentário

  • Lagartas

    Conjunto de lagartas registrado na APA Aldeia Beberibe, munícipio de Camaragibe, no dia 18 de (...)

    Publicado em 21/10/2020

    1561 visualizações

    2 comentários

  • Aranha Trichonephila sp.

    Espécies do gênero Trichonephila são as maiores aranhas produtoras de teias, com pernas que (...)

    Publicado em 14/12/2019

    1935 visualizações

    0 comentário

1 ... 22 23 24 25 26 27 28 29 30 ... 36

Apoie o Portal