...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (320)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Boana semilineata

    Publicado em 01/04/2019

    1107 visualizações

    0 comentário

  • Phyllodytes luteolus

    Espécie «bromelígena» de anuro. Isto é, possuem o ciclo de vida diretamente associado a vivência no (...)

    Publicado em 01/04/2019

    957 visualizações

    0 comentário

  • Coprophanaeus ensifer.

    Besouro rola-bosta da subfamília Scarabaeinae. Espécie com ocorrência no Cerrado e Mata Atlântica. (...)

    Publicado em 01/04/2019

    1395 visualizações

    0 comentário

  • Scinax x-signatus

    Publicado em 01/04/2019

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Polychrus marmoratus.

    Macho jovem de Polychrus marmoratus, popularmente conhecido como falso-camaelão.

    Publicado em 01/04/2019

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Tanajura

    As tanajuras, ou formigas iça, são formigas cortadeiras (Gênero Atta) e estão distribuídas (...)

    Publicado em 31/03/2019

    4548 visualizações

    1 comentário

  • Erotylina connectens

    Dentre as famílias dos besouros (Coleoptera), a família Erotylidae (Cucujoidea) chama atenção (...)

    Publicado em 31/03/2019

    1398 visualizações

    0 comentário

  • Pelidnota sordida

    O besouro do gênero Pelidnota pertence a subfamília Rutelinae e possui o hábito alimentar (...)

    Publicado em 30/03/2019

    3005 visualizações

    0 comentário

  • Athyreus sp.

    A família Geotrupidae possui 68 gêneros e 620 espécies em todo o mundo, destes número de gêneros (...)

    Publicado em 30/03/2019

    1189 visualizações

    1 comentário

  • Gastropoda terrestre

    O filo Mollusca é diverso em morfologia, ecologia e estima-se possuir 75.000 a 150.000 espécies (...)

    Publicado em 30/03/2019

    1393 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Asilidae

    Asilidae é uma grande família de moscas com mais de 7 mil espécies descritas distribuídas em todos (...)

    Publicado em 18/03/2019

    6215 visualizações

    0 comentário

  • Formiga-onça

    Este inseto se parece com uma formiga mas é uma vespa sem asas. São conhecidas popularmente como (...)

    Publicado em 17/03/2019

    6073 visualizações

    3 comentários

  • Abelha Euglossina

    As abelhas do grupo Euglossini são conhecidas como abelhas-das-orquídeas. São facilmente (...)

    Publicado em 07/03/2019

    7114 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Urbanus

    Urbanus é um gênero muito diverso de borboletas da subfamília Eudaminae. São borboletas exclusivas (...)

    Publicado em 25/02/2019

    1580 visualizações

    0 comentário

  • Ninfas de Oncopeltus fasciatus

    Oncopeltus fasciatus é um inseto hemimetábolo da Ordem Hemiptera. A foto mostra estágios imaturos (...)

    Publicado em 18/02/2019

    4680 visualizações

    1 comentário

1 ... 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ... 22

Apoie o Portal