...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (320)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Trigona spinipes

    A arapuá (Trigona spinipes) é uma abelha sem ferrão do grupo de meliponíneos (Família Apidae) com (...)

    Publicado em 07/02/2019

    1941 visualizações

    0 comentário

  • Vespas Polybia

    Espécie de vespa do gênero Polybia. São vespas sociais pequenas. Espécies do gênero ocorrem desde o (...)

    Publicado em 28/01/2019

    1655 visualizações

    0 comentário

  • Cigarra

    As cigarras (Hemiptera: Cicadoidea) são geralmente grandes insetos voadores e reconhecidos pelo (...)

    Publicado em 22/01/2019

    1291 visualizações

    0 comentário

  • Phyllophaga forcipata

    Escaravelho da subfamília Melolonthinae, uma das maiores e mais diversas das subfamílias de (...)

    Publicado em 07/01/2019

    1609 visualizações

    1 comentário

  • Neoathyreus sp. - Geotrupidae

    Os coleópteros são o grupo mais diverso do reino animal e com um grande potencial de aumentar o (...)

    Publicado em 07/01/2019

    1411 visualizações

    1 comentário

  • Acrocinus longimanus

    O besouro arlequim possui uma grande distribuição na America do Sul, ocorrendo desde o sul do (...)

    Publicado em 06/01/2019

    3011 visualizações

    0 comentário

  • Cetoniinae

    Encontrada em Mata Atlântica de Aldeia, Pernambuco.

    Publicado em 23/12/2018

    1305 visualizações

    1 comentário

  • Mantodea

    Espécime capturada na serrapilheira da Floresta Atlântica em Aldeia.

    Publicado em 23/12/2018

    1084 visualizações

    0 comentário

  • Sanhaçu do coqueiro

    O sanhaçu-do-coqueiro (Tangara palmarum) é uma espécie de ave passeriforme muito comum, com ampla (...)

    Publicado em 19/12/2018

    1051 visualizações

    0 comentário

1 ... 27 28 29 30 31 32 33 34 35 ... 36

Apoie o Portal