...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

Contribuições (1986)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Marisco Anomalocardia flexuosa

    Anomalocardia flexuosa é uma espécie de molusco bivalve da Família Veneridae. Esta espécie de (...)

    Publicado em 10/02/2022

    4017 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta de mariposa Arctiinae

    Lagarta de mariposa da subfamília Arctiinae encontrada passeando em um cajueiro. Arctiinae é um (...)

    Publicado em 19/06/2020

    7992 visualizações

    0 comentário

  • Lírio-do-mar vermelho

    Os lírios-do-mar, ou comatulídeos, são equinodermos muito diferenciados. Eles possuem muitos (...)

    Publicado em 20/02/2025

    2556 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-prata

    A Argiope argentata, conhecida como aranha-prateada, é uma espécie comum em áreas urbanas e (...)

    Publicado em 30/03/2026

    408 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta

    Foto 100% natural (sem filtro). Bairro: Cordeiro (zona oeste do Recife). Junho de (...)

    Publicado em 07/06/2020

    915 visualizações

    1 comentário

  • Imago de Dendropsophus elegans

    Um imago da espécie Dendropsophus elegans encontrado na beira de um pequeno pântano na Serra (...)

    Publicado em 20/03/2022

    1173 visualizações

    1 comentário

  • Aratu-da-pedra

    Plagusia depressa é um crustáceo braquiúro da Família Plagusiidae. Vive em em recifes costeiros e (...)

    Publicado em 24/10/2019

    3699 visualizações

    0 comentário

  • Taturana Lophocampa sp

    Lagarta de mariposa do gênero Lophocampa encontrada em um arbusto na borda de um fragmento de (...)

    Publicado em 19/01/2023

    4285 visualizações

    0 comentário

  • Aranha teia de funil

    Aranha da espécie Aglaoctenus lagotis registrada no Vale do Catimbau no dia 26 de setembro de (...)

    Publicado em 05/10/2025

    963 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 221

Apoie o Portal