...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Recifes de arenito

Recifes de arenito

Recife de arenito - Praia do Paiva, Pernambuco

Os recifes de arenito são formações rochosas de origem sedimentar que ocorrem ao longo de zonas costeiras tropicais e subtropicais do mundo todo. Usualmente, os recifes de arenito se apresentam como faixas relativamente largas e muito longas, de centenas de metros, paralelas à linha de costa. O processo de sedimentação e formação da rocha ocorre em zonas mareais e envolve vários tipos de sedimentos, como areia e cascalhos de origem clástica (de outras rochas) e biogênica (de origem orgânica) cimentados por carbonato de cálcio. As formações de recifes de arenito representam, em termos geológicos, um registro inequívoco das flutuações do nível dos oceanos ao longo do tempo. Estima-se que os recifes de arenito têm idades próximas às da subida máxima do nível relativo do mar no período Holoceno, entre 6500 e 4800 anos antes do presente.

As maiores extensões de recifes de arenito são encontradas ao longo das costas da Austrália, da Grécia e do Brasil. No Brasil, a maior parte destas formações ocorre na região Nordeste. Por causa de sua estrutura e acessibilidade, os recifes de arenito têm sido utilizados pelas populações humanas para diferentes fins ao longo do tempo. Durante o processo da ocupação e colonização do Brasil pelos europeus, os recifes de arenito foram utilizados como áreas protegidas para o estabelecimento de ancoradouros e portos, e também como fonte de materia prima para a construção civil. Durante a ocupação portuguesa, blocos de rochas eram retiradas dos recifes para a construção de colunas, pilares, arcos e limiares de portas e janelas. Não tardou para que muitas pessoas percebessem a importância destes ambientes. Até mesmo Charles Darwin, quando passou pela cidade de Recife, em 1836, a bordo do Beagle, ficou espantado com a extensão das faixas de recifes de arenito presentes ao longo do litoral. Atualmente, os recifes de arenito são considerados ambientes de grande relevância como patrimônio geológico, bem como portadores de valores históricos, culturais e arquitetônicos, associado ao conhecimento científico.

Além do serviço natural de proteção da costa, por serem literalmente barreiras naturais de proteção do litoral contra a erosão marítima, os recifes de arenito têm um papel econômico importante, já que fornecem sustento para várias comunidades de pescadores artesanais e também são considerados um dos principais atrativos turísticos das praias do Nordeste do Brasil. As poças, fendas e fissuras presentes nos recifes permitem o estabelecimento de uma grande quantidade de animais, notadamente de invertebrados marinhos, colorindo o ambiente e atraindo a curiosidade e interesse de todas as pessoas que visitam estes ambientes. Apesar de sua aparente robustez, os recifes de arenito são ecossistemas com comunidades ecológicas frágeis, que são afetadas pela superexploração de recursos, pisoteamento, poluição e também pelo aquecimento e acidificação dos oceanos.

Contribuições (83)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Concha estrela das Índias-Ocidentais

    A Concha estrela das Índias-Ocidentais é um gastrópode da espécie Lithopoma tectum, pertencente a (...)

    Publicado em 30/03/2026

    193 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Essa foto tirei num mergulho nas bordas de um ambiente recifal, com muitas galerias e cavernas. (...)

    Publicado em 22/03/2026

    209 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-cirurgião

    O peixe-cirurgião (caraúna, barbeiro), Acanthurus bahianus, é uma espécie bem fácil de observar (...)

    Publicado em 22/03/2026

    226 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Registro de um cardume misto de Peixe-cirugião (Acanthurus bahianus) e Budião-zelina (Scarus (...)

    Publicado em 22/03/2026

    196 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro reticulado

    Ofiúro da espécie Ophionereis reticulata registrado na praia do Paiva no dia 5 de novembro de (...)

    Publicado em 22/03/2026

    208 visualizações

    0 comentário

  • Blênio

    «Oi, eu sou um blênio. Algumas pessoas me chamam de macaquinho». Esse diminuto peixe recifal, (...)

    Publicado em 21/03/2026

    216 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro listrado

    Ofiúro da espécie Ophioderma cinereum encontrado na praia de Serrambi, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 01/03/2026

    206 visualizações

    0 comentário

  • Tentáculos de pepino-do-mar

    Esta foto mostra a coroa de tentáculos (que mais parece um pé de alface roxa) que fica na região (...)

    Publicado em 05/02/2026

    299 visualizações

    0 comentário

  • Pepino-do-mar Holothuria grisea

    Pepino-do-mar da espécie Holothuria grisea encontrado na praia de Piedade, Jaboatão dos (...)

    Publicado em 05/02/2026

    303 visualizações

    0 comentário

  • Blênio

    Encontrei esse blênio ou macaquinho (Malacoctenus delalandii) numa pequena poça de maré, junto (...)

    Publicado em 03/02/2026

    282 visualizações

    0 comentário

  • Mexilhões Brachidontes

    São bem pequenos e formam um tapete negro sobre os recifes, dividindo espaço com cracas e outros (...)

    Publicado em 29/01/2026

    278 visualizações

    0 comentário

  • Aplysia dactylomela

    Consegui fazer essa foto da lebre-do-mar Aplysia dactylomela forrageando numa poça de maré. A (...)

    Publicado em 29/01/2026

    348 visualizações

    0 comentário

  • Haemulon parra

    O Haemulon parra é uma espécie amplamente distribuída no Atlântico Ocidental, ocorrendo desde o (...)

    Publicado em 29/01/2026

    282 visualizações

    0 comentário

  • Baúna-de-fogo

    Baúna-de-fogo é uma espécie de "peixe-vermelho, da família Lutjanidae, que pode ser encontrado em (...)

    Publicado em 27/01/2026

    247 visualizações

    0 comentário

  • Sardinha

    Num olhar mais atento de um cardume de Xira (Haemulon spp), consegui perceber um peixinho (...)

    Publicado em 27/01/2026

    214 visualizações

    0 comentário

  • Baiacu-areia

    O baiacu-areia é uma das espécies de baiacu do nosso litoral, seu nome científico é Sphoeroides (...)

    Publicado em 27/01/2026

    338 visualizações

    0 comentário

  • Esponja

    Fiz esse registro para ilustrar como é rico o fundo do mar, destacando uma singela esponja no (...)

    Publicado em 26/01/2026

    264 visualizações

    0 comentário

  • Amboré

    Fotografei esse amboré numa poça de maré bem rasa, sobre os recifes areníticos da APA Costa dos (...)

    Publicado em 26/01/2026

    274 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo decorador

    Acredite se quiser, mas aí tem um caranguejo-decorador, todo ornamentado com cascalhos e uma (...)

    Publicado em 26/01/2026

    290 visualizações

    2 comentários

  • Caranguejo decorador

    O caranguejo-decorador (Microphrys bicornutus) possui esse nome porque ornamenta sua carapaça (...)

    Publicado em 26/01/2026

    269 visualizações

    2 comentários

  • Caranguejo-verde

    O caranguejo-verde Pachygrapsus transversus é uma espécie que habita os recifes de arenito de (...)

    Publicado em 26/01/2026

    293 visualizações

    0 comentário

  • Peixe pedra

    No dia 16 de janeiro de 2026, avistamos esse peixe pedra, na praia do Paiva, (...)

    Publicado em 21/01/2026

    323 visualizações

    1 comentário

  • Ophionereis reticulata

    Esse delicado ofiuróide é um parente próximo da estrela-do-mar e de outros equinodermos. Tem (...)

    Publicado em 19/01/2026

    303 visualizações

    0 comentário

  • Craca

    Uma craca solitária sobre os recifes areníticos de Tamandaré. Bem próximo dali, outras cracas (...)

    Publicado em 17/01/2026

    417 visualizações

    0 comentário

  • Juvenil de Donzelinha

    Um dos detlhes mais lindos da donzelinha juvenil da espécie Stegastes variabilis são as diversas (...)

    Publicado em 17/01/2026

    329 visualizações

    0 comentário

  • Tubo de poliqueta

    Poliquetas são vermes aquáticos, na maioria marinhos. No centro da foto tem um tubo, feito por um (...)

    Publicado em 09/01/2026

    446 visualizações

    0 comentário

  • Esponja laranja

    Esponjas marinhas são organismos bem delicados, de diversas cores, que pertence ao Filo (...)

    Publicado em 09/01/2026

    419 visualizações

    0 comentário

  • Claremontiella nodulosa

    Claremontiella nodulosa é um caramujo marinho (gastropode) bem pequeno, encontrado nas áreas do (...)

    Publicado em 17/12/2025

    539 visualizações

    0 comentário

  • Baiacu pintado

    Este pequeno baiacu-mirim ficou preso em uma poça de maré durante uma maré bem baixa na praia de (...)

    Publicado em 12/12/2025

    543 visualizações

    0 comentário

  • Emboré-de-vidro

    Este é o terceiro emboré-de-vidro (Coryphopterus glaucofraenum) que fotografo na APA Costa dos (...)

    Publicado em 11/12/2025

    464 visualizações

    0 comentário

1 2 3

Apoie o Portal