...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (802)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Mamangava de bunda amarela

    Abelha da espécie Eulaema cingulata registrada no dia 31 de dezembro de 2025 na região de Aldeia, (...)

    Publicado em 01/01/2026

    708 visualizações

    0 comentário

  • Cobra verde

    Cobra verde encontrada no sítio dos meus pais em Aldeia

    Publicado em 04/06/2026

    169 visualizações

    2 comentários

  • Lepidoptera

    Espécime capturada no município de Ribeirão em Pernambuco, espécie comum na região (...)

    Publicado em 01/06/2018

    924 visualizações

    3 comentários

  • Mariposa Vespa - Rio 11/06/2024

    Apareceu na cozinha do apartamento. Local: Leme de Noronha, Rio de Janeiro em 11/06/2024 (...)

    Publicado em 11/06/2024

    1452 visualizações

    4 comentários

  • Bornoleta Hesperiidae

    Borboletas são vistas abundantemente na APA Costa dos Corais, durante a floração das espécies da (...)

    Publicado em 20/01/2026

    298 visualizações

    0 comentário

  • Utetheisa ornatrix

    Utetheisa ornatrix é uma espécie de mariposa que ocorre em todas as américas. De hábito noturno, (...)

    Publicado em 08/12/2025

    540 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa da família Sphingidae

    Provavelmente um Enyo lugubris. Visualizada em área urbana de Abreu e Lima, Pernambuco. Foto (...)

    Publicado em 27/06/2018

    1784 visualizações

    0 comentário

  • Cururu vermelho Rhinella crucifer

    Um belo espécime de Rhinella cruficer com padrão de cor vermelho com uma lista mediana nas (...)

    Publicado em 15/02/2023

    1325 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Pyrgus orcus

    Pyrgus orcus (família Hesperiidae) é uma pequena borboleta comum e abundante em ambientes de (...)

    Publicado em 02/05/2020

    1197 visualizações

    0 comentário

1 ... 76 77 78 79 80 81 82 83 84 ... 90

Apoie o Portal