...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Caatinga

Caatinga

A Caatinga compreende 844.453 km2, o que representa 11% de todo o território nacional. Em Pernambuco, tal bioma cobre 83% do Estado. A Caatinga é um mosaico fitofisionômico complexo caracterizado por uma vegetação xerofítica e decidual que ocupa toda a região semiárida do Nordeste do Brasil. Apesar da Caatinga ser considerada como o único bioma exclusivamente brasileiro, é provavelmente o menos estudado em relação a composição de sua fauna. Historicamente a Caatinga tem sido considerada como uma área pobre em espécies, reflexo de poucos empreendimentos científicos sistemáticos realizados na região, os quais foram restritos a poucas localidades e municípios. Porém, estudos sistemáticos recentes têm mostrado que a Caatinga abriga uma grande biodiversidade com um número importante de espécies endêmicas de todos os grupos de animais [1].

Número de espécies de vertebrados presentes na Caatinga
Peixes 240
Herpetofauna (Anfíbios e Répteis) 175
Aves 510
Mamíferos 156

Em relação aos invertebrados terrestres, vários especialistas consideram o bioma Caatinga como o menos conhecido, com menores graus de coleta.

Muitas das espécies que ocorrem atualmente na Caatinga encontram-se ameaçadas de extinção ou vulneráveis. A área alterada pelo homem na Caatinga pode variar de 223.100 km2 (30,38%) a 379.565 km2 (51,68%) [2], estando apenas menos de 1% de seu território protegido através de poucas unidades de conservação as quais recebem em média 0,5 dólares por hectare por ano para continuar existindo [3].

Contribuições (266)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Gorgulho da mata

    Um lindo besouro gorgulho encontrado em Serra dos Cavalos, um brejo de altitude localizado na (...)

    Publicado em 30/07/2022

    2211 visualizações

    1 comentário

  • Carollia perspicillata

    A espécie Carollia perspicillata é considerada basicamente frugívora, consumindo principalmente (...)

    Publicado em 10/11/2017

    1130 visualizações

    1 comentário

  • Escorpião amarelo

    Espécie Rhopalurus rochai registrada na beira de um açude no município de Carnaubeira da Penha, (...)

    Publicado em 12/11/2019

    1591 visualizações

    1 comentário

  • Biblis hyperia nectanabis

    Borboleta frugívora da família Nymphalidae registrada na Chapada do Araripe (Ceará), próximo à (...)

    Publicado em 29/07/2019

    1217 visualizações

    0 comentário

  • Columbina picui - Rolinha-picui chocando

    No sertão de Pajeú (foto: 11.02.20)

    Publicado em 07/03/2020

    1120 visualizações

    0 comentário

  • Periquitinha

    A Caatinga é verde! Um periquito-da-Caatinga observado no dia 2 de maio de 2025 na fazenda (...)

    Publicado em 23/05/2025

    1073 visualizações

    1 comentário

  • Perereca de banheiro

    A espécie Scinax x-signatus é uma espécie muito comum em toda a região Nordeste do Brasil. Ocorre (...)

    Publicado em 14/11/2018

    1551 visualizações

    0 comentário

  • Oxyrhopus trigeminus

    Oxyhropus trigeminus é uma espécie de serpente não peçonhenta da família Dipsadidae que pode ser (...)

    Publicado em 12/08/2018

    4452 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rola-bosta

    Besouro do gênero Dichotomius, avistado na Fazenda Folha Miúda, Floresta - PE. Registro de (...)

    Publicado em 29/05/2020

    2031 visualizações

    0 comentário

1 ... 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ... 30

Apoie o Portal