...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Caatinga

Caatinga

A Caatinga compreende 844.453 km2, o que representa 11% de todo o território nacional. Em Pernambuco, tal bioma cobre 83% do Estado. A Caatinga é um mosaico fitofisionômico complexo caracterizado por uma vegetação xerofítica e decidual que ocupa toda a região semiárida do Nordeste do Brasil. Apesar da Caatinga ser considerada como o único bioma exclusivamente brasileiro, é provavelmente o menos estudado em relação a composição de sua fauna. Historicamente a Caatinga tem sido considerada como uma área pobre em espécies, reflexo de poucos empreendimentos científicos sistemáticos realizados na região, os quais foram restritos a poucas localidades e municípios. Porém, estudos sistemáticos recentes têm mostrado que a Caatinga abriga uma grande biodiversidade com um número importante de espécies endêmicas de todos os grupos de animais [1].

Número de espécies de vertebrados presentes na Caatinga
Peixes 240
Herpetofauna (Anfíbios e Répteis) 175
Aves 510
Mamíferos 156

Em relação aos invertebrados terrestres, vários especialistas consideram o bioma Caatinga como o menos conhecido, com menores graus de coleta.

Muitas das espécies que ocorrem atualmente na Caatinga encontram-se ameaçadas de extinção ou vulneráveis. A área alterada pelo homem na Caatinga pode variar de 223.100 km2 (30,38%) a 379.565 km2 (51,68%) [2], estando apenas menos de 1% de seu território protegido através de poucas unidades de conservação as quais recebem em média 0,5 dólares por hectare por ano para continuar existindo [3].

Contribuições (266)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Escorpião amarelo

    Espécie Rhopalurus rochai registrada na beira de um açude no município de Carnaubeira da Penha, (...)

    Publicado em 12/11/2019

    1592 visualizações

    1 comentário

  • Urubu-rei

    O urubu-rei (Sarcoramphus papa) é uma das maiores espécies de abutres que ocorrem no Brasil. (...)

    Publicado em 10/08/2018

    1095 visualizações

    0 comentário

  • Calango da listra branca

    Tropidurus semitaeniatus registrado na Saca de Lã, um dos afloramentos rochosos mais (...)

    Publicado em 24/09/2021

    2496 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo vermelho do feijão

    Crinocerus sanctus é uma espécie de percevejo considerada praga em diferentes culturas, (...)

    Publicado em 25/04/2022

    4821 visualizações

    0 comentário

  • Rhopalurus rochai

    Espécie de escorpião amplamente distribuída na Caatinga em áreas de vegetação mais aberta [1]. Em (...)

    Publicado em 23/04/2018

    2341 visualizações

    0 comentário

  • Lonchorhina aurita

    Lonchorhina aurita é uma espécie de morcego considerada insetívora, com relatos para o Brasil do (...)

    Publicado em 10/11/2017

    1422 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Essa ave vive solitária, aos pares ou em grupos. No perído da noite ou nos horários mais quentes (...)

    Publicado em 21/03/2025

    1166 visualizações

    0 comentário

  • Omorgus suberosus

    Estes pequenos besouros da família Trogidae são criaturas que vivem totalmente ocultos sob folhas (...)

    Publicado em 01/08/2019

    2478 visualizações

    1 comentário

  • Bicho-pau (Proscopiidae)

    Indivíduos abundantes em ervas e arbustos da Caatinga durante o período chuvoso (Fevereiro/Maio). (...)

    Publicado em 29/05/2020

    898 visualizações

    0 comentário

1 ... 14 15 16 17 18 19 20 21 22 ... 30

Apoie o Portal