Colônia de coral mole da espécie Carijoa riisei observada em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 19 de abril de 2025. Os corais moles fazem parte de um grande grupo de cnidários conhecidos como octocorais. O nome Octocorallia diz respeito à anatomia de seus pólipos, os quais possuem 8 tentáculos. São chamados de corais moles por causa da textura e consistência de suas estruturas. Costuma-se dizer que os octocorais, diferente dos hexacorais, não são construtores de recifes de coral. No Brasil são conhecidas aproximadamente 17 espécies de octocorais [1].
Carijoa riisei é uma espécie com ampla distribuição geográfica sendo considerada uma espécie exótica e invasora em várias regiões. É uma espécie de coral originária do Indo-Pacífico e tem se espalhado aos poucos em todos os mares tropicais e sub-tropicais do Mundo. No Brasil ocorre ao longo de toda a costa. Não possui nomes populares locais. Na literatura inglesa, a espécie é conhecida como coral-floco-de-neve (snowflake coral) por causa da cor muito branca de seus pólipos. Suas colônias ocorrem frequentemente em áreas sombreadas de recifes de coral como entradas de cavernas, passagens e sob rochas.
O coral-floco-de-neve apresenta uma grande plasticidade ambiental, taxas elevadas de crescimento e rápida maturação sexual. Sua estrutura arborescente e tri-dimensional, como pode ser observado na foto, oferece um ambiente complexo para uma grande variedade de organismos, notamente invertebrados e pequenas espécies de peixes, que buscam refúgio e recursos entre os ramos do coral [2].






Seus comentários
# no dia 1º de maio de 2025 as 16:20, por Daniele Gonçalves
Parecem flores! Lindo demais