... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Equiúro

Equiúro

Publicado por Aléssio

no dia 20/11/2017

55 visualizações

0 comentário

Echiura

Escala do sujeito : 10 cm

Descrição

Os equiúros são anelídeos marinhos. São conhecidos popularmente como «vermes-colher», pois possuem uma estrutura (probóscide) muito parecida com uma colher próximo a região da boca. Possuem corpo alongado e cilíndrico em forma de salsicha. Equiúros possuem características de anelídeos como a ultraestrutura da cutícula, o desenvolvimento de mesoderma e a estrutura e posição dos vasos sanguíneos. Adicionalmente o sistema nervoso larval parece indicar um ancestral segmentado [1]. A falta de segmentação em equiúros adultos colocava em dúvida a relação entre estes organismos e os anelídeos. Atualmente Echiura é considerada uma subclasse do filo Annelida.

Equiúros são animais bentônicos e vivem enterrados no sedimento ou escondidos em fendas entre rochas e recifes de coral. Se alimentam de matéria orgânica depositada nos sedimentos.

São conhecidas aproximadamente 135 espécies de Echiura no Mundo e nove espécies no Brasil [2]. Até 2006 não existiam especialistas em Echiura no Brasil [3].

Foto tirada em uma poça de maré em um recife de coral em Tamandaré, Pernambuco.

Marcadores do autor

Observações

[1Struck, T. H., Schult, N., Kusen, T., Hickman, E., Bleidorn, C., McHugh, D., & Halanych, K. M. (2007). Annelid phylogeny and the status of Sipuncula and Echiura. BMC evolutionary biology, 7(1), 57

[2Amaral, A. C. Z., & Jablonski, S. (2005). Conservação da biodiversidade marinha e costeira no Brasil. Megadiversidade, 1(1), 43–51

[3Marques, A. C., & Lamas, C. J. E. (2006). Taxonomia zoológica no Brasil: estado da arte, expectativas e sugestões de ações futuras. Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo), 46(13), 139-174

Comentar

Quem é você?

Para exibir sua miniatura com a sua mensagem, registre-a inicialmente em gravatar.com (gratuito e indolor) e não esqueça de indicar o seu e-mail aqui.

Inclua aqui o seu comentário
  • Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal