... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Besouros Passalidae e Phileurini

Besouros Passalidae e Phileurini

Publicado por Josival Araújo

no dia 14/09/2022

16 visualizações

0 comentário

Besouros Passalidae e Phileurini

Escala do sujeito : não informado

Descrição

No tronco em decomposição é possível encontrar uma diversidade de animais com diferentes formas e hábitos.

Na foto é possível ver três indivíduos do grupo de besouros mais abundante nos troncos em decomposição na floresta, os besouros Passalidae. Na parte inferior, escondido entre o pó da madeira está um outro grupo de besouro super raro, os Dynastinae da tribo Phileurini, com cerca de 36 gêneros e 225 espécies distribuídas em todas as regiões do Mundo.

Mas, qual a relação entre o Passalidae e o Phileurini?

Os adultos de Phileurini se alimentam de folhas, flores, caules, frutos, pólen, néctar, seiva, cascas de árvores e detritos vegetais, algumas vezes predam adultos ou imaturos de outros coleópteros, hemípteros ou formigas.

Já os Passalidae se alimentam de tronco de decomposição, onde vivem em suas galerias com várias gerações. Os adultos alimentam as larvas e tem cuidado parental. Além disso, são bastante territorialistas, não aceitando invasor nas suas galerias.

Então, como pode o Phileurini viver tranquilamente com o Passalidae, sendo que já é conhecido que os Phileurini se alimentam das larvas de outros besouros? Tudo indica que os Phileurini desenvolveram alguma estratégia para que os Passalidae não percebam eles, alguma comunicação química para que os Passalidae reconheçam eles como outro Passalidae. Pouco se sabe sobre a história natural dos Phileurini,e da interação Passalidae - Phileurini.

Registro realizado no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal