... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Eryphanis automedon

Eryphanis automedon

Publicado por Aléssio F.

no dia 03/10/2022

109 visualizações

0 comentário

Eryphanis automedon

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Eryphanis automedon é uma grande espécie de borboleta tropical da tribo Brassolini (Nymphalidae, Satyrinae), ocorrendo em quase todos os habitats florestais do Brasil. É uma borboleta com hábitos crepusculares. Durante o dia ela permanece em repouso, de asas fechadas, quando é possível visualizar um belo padrão de desenhos e manchas em forma de olhos na parte ventral de suas asas. Na parte dorsal, Eryphanis automedon esconde uma cor azul clara, as vezes lilás, vibrante. As manchas em forma de olhos, conhecidas por ocelos são características de outro grupo de borboletas, as Morpho (tribo Morphini).

De maneira geral, acredita-se que a cor das asas destas borboletas talvez seja utilizada para interações entre machos e/ou entre machos e fêmeas, contribuindo para o processo de seleção sexual. O padrão de cores e de manchas na parte ventral das asas parece contribuir para a camuflagem durante o repouso [1].

Registro realizado no dia 17 de setembro de 2022 na Estação Ecológica de Tapacurá.

Marcadores do autor

45/45

Observações

[1Penz, C. M., & Mohammadi, N. (2013). Diversidade de padrão das asas em Brassolini (Nymphalidae, Satyrinae). Biota Neotropica, 13, 154-180.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal