Porites astreoides é uma espécie de coral muito comum e abundante no litoral de Pernambuco. Pertence à classe Anthozoa, subclasse Hexacorallia e ordem Scleractinia. Forma pequenas colônias de coloração amarelada incrustadas nos recifes de coral dividindo o espaço com outras espécies de Cnidaria, como pode ser visto na foto. As colônias de P. astreoides vivem em estreita associação com outros invertebrados marinhos, como é o caso de cracas (na foto, pontos pretos por toda a superfície da colônia da colônia). Em um estudo realizado em recifes de coral na Jamaica, a craca Ceratoconcha quarta foi a espécie mais abundante encontrada em associação com P. astreoides [1].
De acordo com Green e colaboradores (2008) [2], que cita vários trabalhos, Porites astreroides resiste relativamente bem a perturbações ambientais, notadamente por possuir uma estratégia de vida marcada pela curta longevidade, fecundidade relativamente alta, e a produção de larvas incubadas que tipicamente se estabelecem em altas densidades. Em algumas localidades do Caribe, as colônias de Porites astreoides, qualitativamente, apareceram como as principais espécies responsáveis pela cobertura de corais.
Apesar de serem abundantes no litoral de Pernambuco, poucos trabalhos foram até o momento realizados especificamente sobre P. astreoides.
Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco.
Comentar