... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Porites astreoides

Porites astreoides

Publicado por Aléssio

no dia 24/10/2017

45 visualizações

0 comentário

GOPR0721 001

Uma nota está vinculada à imagem. Passe o mouse sobre a imagem para exibir a nota.

Escala do sujeito : 10 cm

Descrição

Porites astreoides é uma espécie de coral muito comum e abundante no litoral de Pernambuco. Pertence à classe Anthozoa, subclasse Hexacorallia e ordem Scleractinia. Forma pequenas colônias de coloração amarelada incrustadas nos recifes de coral dividindo o espaço com outras espécies de Cnidaria, como pode ser visto na foto. As colônias de P. astreoides vivem em estreita associação com outros invertebrados marinhos, como é o caso de cracas (na foto, pontos pretos por toda a superfície da colônia da colônia). Em um estudo realizado em recifes de coral na Jamaica, a craca Ceratoconcha quarta foi a espécie mais abundante encontrada em associação com P. astreoides [1].

De acordo com Green e colaboradores (2008) [2], que cita vários trabalhos, Porites astreroides resiste relativamente bem a perturbações ambientais, notadamente por possuir uma estratégia de vida marcada pela curta longevidade, fecundidade relativamente alta, e a produção de larvas incubadas que tipicamente se estabelecem em altas densidades. Em algumas localidades do Caribe, as colônias de Porites astreoides, qualitativamente, apareceram como as principais espécies responsáveis pela cobertura de corais.

Apesar de serem abundantes no litoral de Pernambuco, poucos trabalhos foram até o momento realizados especificamente sobre P. astreoides.

Marcadores do autor

Observações

[1Scott, P. J. B. (1987). Associations between corals and macro-infaunal invertebrates in Jamaica, with a list of Caribbean and Atlantic coral associates. Bulletin of Marine Science, 40(2), 271-286

[2Green, D. H., Edmunds, P. J., & Carpenter, R. C. (2008). Increasing relative abundance of Porites astreoides on Caribbean reefs mediated by an overall decline in coral cover. Marine Ecology Progress Series, 359, 1-10

Comentar

Quem é você?

Para exibir sua miniatura com a sua mensagem, registre-a inicialmente em gravatar.com (gratuito e indolor) e não esqueça de indicar o seu e-mail aqui.

Inclua aqui o seu comentário
  • Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal