... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Colônia de coral

Colônia de coral

Publicado por Clemente

no dia 13/01/2024

10 visualizações

0 comentário

IMG 20240113 WA0028

Escala do sujeito : 10 cm

Descrição

Coral Siderastrea stellata.

Coral com colônia maciça mais ou menos esférica. As colônias vivas que vivem em águas muito rasas têm uma coloração avermelhada, são geralmente pequenas (diâmetro de 5 a 10 cm). As colônias de águas mais profundas têm uma coloração amarelada, são maiores (diâmetro superior a 20 cm). Nas poças do topo dos recifes, em águas com temperatura e teor de turbidez altos, pequenas colônias deste coral apresentam uma forma achatada, como um disco, e com uma coloração avermelhada viva.
Espécie endêmica das águas brasileiras. Ocorre na costa das ilhas de Fernando de Noronha e no Atol das Rocas, sendo seu limite norte de ocorrência o Estado de Piauí.

Modificado de http://www.cpgg.ufba.br/guia-corais/5sider.htm

Essa foto foi tirada nos recifes da Praia do Patacho, em Porto de Pedras (AL), na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal