... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Eupolymnia nebulosa

Eupolymnia nebulosa

Publicado por Aléssio F.

no dia 24/03/2024

9 visualizações

0 comentário

Eupolymnia nebulosa

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Eupolymnia nebulosa é um pequeno anelídeo poliqueta solitário e relativamente sedentário que pode ser comumente encontrado em praias rochosas do litoral da Bretanha, na França. Eupolymnia nebulosa é capaz de construir tubos de proteção a partir de fragmentos diminutos de rochas e conchas presentes no ambiente e alimenta-se através do movimento de seus inúmeros tentáculos mucosos que podem se estender até 30 cm de distância quando o animal está a procura de alimentos [1]. É exatamente por causa da presença dos seus finos tentáculos que este grupo de anelídeos é conhecido popularmente como «vermes-spaghetti» [2].

A dieta deste anelídeo é composta basicamente de depósitos orgânicos encontrados na superfície do substrato. Todo o processo de captura e transporte de alimento e de fragmentos, que são utilizados para a construção do tubo, é realizado graças ao movimento sincronizado de cílios microscópios que recobrem os tentáculos. Uma curiosidade é que os tentáculos de Eupolymnia nebulosa não são retráteis, uma característica comum de todos os poliquetas Terebellidae.

Registro realizado no dia 12 de março de 2024, na praia do Moinho Branco, Brest.

Marcadores do autor

Observações

[1Maire, O., Duchêne, J. C., Amouroux, J. M., & Grémare, A. (2007). Activity patterns in the terebellid polychaete Eupolymnia nebulosa assessed using a new image analysis system. Marine biology, 151, 737-749.

[2Lavesque, N., Hutchings, P., Londoño-Mesa, M., Nogueira, J. M., Daffe, G., Nygren, A., ... & De Montaudouin, X. (2021). The “Spaghetti Project”: the final identification guide to European Terebellidae (sensu lato)(Annelida, Terebelliformia). European journal of taxonomy, 782, 108-156.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal