... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Coral Siderastrea stellata

Coral Siderastrea stellata

Publicado por Clemente

no dia 04/04/2024

40 visualizações

0 comentário

Coral Siderastrea stellata

Escala do sujeito : 20 cm

Descrição

Coral comumente encontrado nas poças de maré na APA Costa dos Corais, sobre os recifes. É uma espécie endêmica do litoral brasileiro. Forma uma colônia não muito grande nas poças de maré em formato espalhado, porém, em maiores profundidade pode tomar a forma arredondada. É uma das principais espécies construtoras dos recifes, com seu esqueleto de carbonato de cálcio.

Sua coloração é geralmente entre o bege e marrom claro. Essa cor rosa da foto é característica de corais estressados, que perdem sua pigmentação natural de microalgas que vivem dentro dos pólipos. A cor rosa é uma fase que antecede o branqueamento dos corais, fenômeno relacionado ao aumento da temperatura do oceano. O Atlântico está experimentando em 2024 as maiores temperaturas já registradas e pesquisadores têm observado um branqueamento em massa de diversas espécies de coral. O fenômeno pode levar a morte das colônias e o empobrecimento da biodiversidade, mas também pode se recuperar e estamos na torcida.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal