... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Corystes cassivelaunus

Corystes cassivelaunus

Publicado por Aléssio F.

no dia 18/04/2024

15 visualizações

0 comentário

Corystes cassivelaunus

Escala do sujeito : 5 cm

Descrição

Corystes cassivelaunus é um pequeno caranguejo que tem o hábito de se enterrar na areia fina e limpa de praias podendo ser encontrado até profundidades de 100 m. É a única espécie do gênero Corystes e o único representante da família Corystidae na costa da Europa, ocorrendo entre Portugal e a Suécia [1]. É uma espécie que apresenta um grande dimorfismo sexual. Usualmente, os machos são maiores do que as fêmeas e possuem longas quelas (garras), que podem ter o dobro do comprimento do próprio corpo do indivíduo.

Diferentes de espécies de caranguejos de mangue que cavam tuneis relativamente firmes que se enchem de água, como o caranguejo uçá, Corystes cassivelaunus se enterra na areia com a ajuda de suas pernas traseiras, ao estilo dos tatuís. Como passa muito tempo enterrado, Corystes desenvolveu adaptações específicas, particularmente relacionadas à respiração. O principal reflexo destas adaptações é o formato e o comprimento de suas antenas, que funcionam literalmente como um tubo de respiração. Cada antena possui milhares de flagelos que, por sua vez, possuem inúmeras cerdas. Este conjunto imbrincado de apéndices muito finos cria uma espécie de rede impenetrável à areia, permitindo um fluxo contínuo de água entre o ambiente externo e o aparelho respiratório do caranguejo.

Corystes alimenta-se preponderantemente de minúsculos invertebrados que vivem entre os grãos de areia, como anélidos poliquetas, copépodos e anfípodes.

Registro realizado no dia 9 de abril de 2024 na praia de Roscanvel, Bretanha, França.

Marcadores do autor

14/14

Observações

[1Hartnoll, R. G. (1972). The biology of the burrowing crab, Corystes cassivelaunus. Bijdragen tot de Dierkunde, 42(2), 139-155.

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal