... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Lesma céltica

Lesma céltica

Publicado por Aléssio F.

no dia 29/06/2024

14 visualizações

0 comentário

Onchidella celtica

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Onchidella celtica é uma pequena espécie de molusco gastropode da Ordem Systellommatophora (Heterobranchia). A lesma céltica, como é popularmente conhecida, ocorre entre os Açores até as costas da Inglaterra. É uma espécie que vive em fendas em costões rochosos expostos à influência da maré. Normalmente as lesmas do mar são encontradas em zonas dominadas por cracas e mexilhões. As fendas são utilizadas como abrigo contra predadores e para se proteger de correntezas e impactos de ondas durante as fases de maré alta. Podem viver em pequenos grupos em uma mesma fenda. Estas pequenas lesmas ficam mais ativas durante as marés baixas em horários em que o sol esteja mais clemente, no período da tarde. As lesmas mais ativas podem percorrer até 2 metros e meio e ficar ativas por mais de duas horas. São animais que se movem muito vagarosamente. As lemas mais ativas se deslocam a uma velocidade 36 mm por minuto [1]. Se alimentam de diatomáceas e de macroalgas.

A lesma céltica é uma espécie hermafrodita, capaz de realzar auto-fertilização, mas usualmente se reproduz por fertilização cruzada, quando um ou mais indivíduos se encontram durante a fase reprodutiva.

Registro realizado no dia 6 de junho de 2026 na praia de Raguénez, Crozon, França. É necessário ter um olho bastante treinado para conseguir distinguir essas pequenas lesmas em seu hábitat natural.

Marcadores do autor

28/28

Observações

[1Kent, R. M. L., & Hawkins, S. J. (2019). On the timing and duration of foraging in Onchidella celtica. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, 99(2), 411-419.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal