Caracóis, caramujos, lesmas, lapas.
É largamente a classe mais diversa de moluscos, com mais de 100 mil espécies conhecidas. Os moluscos gastrópodes apresentam uma cabeça bem distinta e muitas espécies possuem uma concha dorsal constituída de uma única peça contorcida. A cabeça comporta um ou dois pares de tentáculos dorsais e dois olhos posicionados às vezes na ponta de um dos pares de tentáculos. A característica mais notável dos gastrópodes é que sua massa visceral apresenta uma torção de 180 graus, o que significa que o anus do animal fica próximo à cabeça.
Gastrópodes vivem em quase todos os habitats; sua maior diversidade está em ambientes marinhos, mas também existem muitas espécies não marinhas, vivendo em ambientes de água doce continentais e em ambientes terrestres. Como eles são o único grupo de moluscos que colonizaram ambientes terrestres, os gastrópodes ocupam uma gama mais extensa de nichos ecológicos do que qualquer outra classe de moluscos. Eles ocorrem desde o oceano mais profundo até altas montanhas e ocupam praticamente todos os habitats de água doce; alguns até vivem em lagos salgados. De longe, o maior grupo terrestre é o de caracóis terrestres e lesmas estilomatóforos, encontrados em praticamente todos os habitats, desde florestas tropicais a desertos, e se estendem dos trópicos a altas latitudes.
Alguns gastropodes terrestres são muito sensíveis à pertubações ambientais e podem até mesmo servir como bioindicadores e modelos e fornecer subsídios para identificar áreas prioritárias para a conservação de invertebrados terrestres [1].
A classificação filogenética de gastropodes ainda é muito debatida, como acontece para inúmeros outros grupos de animais, por causa, notadamente, do grande avanço de estudos de filogenia molecular. Há uma discordância considerável na organização hierárquica e de relações de parentesco entre os diferentes clados de gastropodes apresentadas entre estudos morfológicos e moleculares. O estudo mais recente sobre a filogenia do grupo sugere que Gastropoda se subdivide em dois novos clados principais: Psilogastropoda e Angiogastropoda [2]. As relações filogenéticas dos principais táxons de grastropodes podem ser visualizadas no cladograma abaixo.
Publicado em 31/05/2023
4 visualizações
Publicado em 09/04/2023
154 visualizações
Publicado em 02/11/2022
93 visualizações
Publicado em 15/06/2022
286 visualizações
Publicado em 12/02/2022
140 visualizações
Publicado em 11/02/2022
66 visualizações
Publicado em 11/02/2022
192 visualizações
Publicado em 10/11/2021
58 visualizações
Publicado em 17/07/2021
76 visualizações