... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Labidura sp. (Dermaptera)

Labidura sp. (Dermaptera)

Publicado por Josival Araújo

no dia 01/05/2019

109 visualizações

0 comentário

IMG 20190410 083708 BURST10

Escala do sujeito : não informado

Descrição

A ordem Dermaptera é conhecida pelas insetos chamados popularmente de tesourinhas e possui menos de 2000 especies descritas. Tanto o macho como a fêmea possui essa pinça que é característica do grupo na região posterior do corpo. As funções das pinças são captura de alimentos, defesa contra predadores e nos machos essa pinça é maior pois é utilizada para segurar a fêmea no momento da cópula e para brigas entre machos [1]. Os representantes do gênero Labidura são conhecidas como tesourinhas da mata. As tesourinhas são onívoras, as espécies com características mais primitivas são predadoras, no entanto tem espécies saprófagas, detríticas e fitófagas. Casos de canibalismo também foram descritos na literatura [2].
Esse indivíduo foi encontrado em serapilheira na Reserva de Floresta Urbana Mata de Jaguarana, em Paulista, Pernambuco. Uma remanescente de Floresta Atlântica de baixada no litoral do Centro de Endemismo de Pernambuco.

Marcadores do autor

Observações

[1García-Hernández, S. (2015). Dimorfismo sexual na tesourinha Labidura xanthopus (Dermaptera): uma abordagem macro-ecológica a padrões e processos (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

[2Herrera-Mesa, L. (2015). Clase Insecta, Orden Dermaptera.

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal