... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Rhynchonycteris naso

Rhynchonycteris naso

Publicado por Aléssio F.

no dia 04/12/2019

47 visualizações

0 comentário

Rhynchonycteris naso

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Pequena espécie de morcego relativamente comum e amplamente distribuída na metade norte da America do Sul e Central, até o sul do México. Ocorre em praticamente todo o Brasil. É uma espécie estritamente insetívora, dieta característica da Família Emballonuridae. Seu nome científico (naso) faz referência ao seu focinho alongado com extremidade em formato de tromba. Por isso que seu nome popular em inglês é long-nosed bat ou proboscis bat. Em português poderia se chamar morcego-de-tromba. A região dorsal dos adultos é marrom acinzentado com duas listras onduladas e esbranquiças na região lombar.

Rhynchonycteris naso vive em pequenas colônias, entre 5 a 11 indivíduos em média. São encontrados pousados enfileirados em abrigos próximos a rios e riachos de cursos lentos ou próximos a lagos e pântanos, onde, ao anoitecer, capturam insetos em voos rasantes próximos à lâmina d’água. É uma espécie com hábitos crepusculares e pode ser vista algumas vezes voando durante o dia. As colônias podem ser encontradas em ocos de árvores, debaixo de pontes e em habitações humanas abandonadas [1].

Registro realizado no Parque Estadual Dois Irmãos, Recife, Pernambuco.

Marcadores do autor

3/3

Observações

[1Plumpton, D. L., & Jones, J. K. (1992). Rhynchonycteris naso. Mammalian Species, (413), 1-5.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal