... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Ecdise de cigarra

Ecdise de cigarra

Publicado por Aléssio F.

no dia 09/12/2019

325 visualizações

0 comentário

IMG 2730

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Uma característica importante dos insetos é o seu exoesqueleto cuticular. Em intervalos, durante o crescimento e/ou a metamorfose, o inseto passa pelo processo de muda. Este processo é induzido por um hormônio esteroide e resulta na formação de uma nova cutícula e o abandono (ecdise) da velha. Durante o período de muda, os insetos tornam-se inativos e passam por um período de grande vulnerabilidade.

A capacidade de realizar a muda não é exclusiva de insetos. Tal característica é compartilhada com um grande grupo de animais invertebrados conhecido como Ecdysozoa que inclui todos os artrópodes e outros grupos importantes, como os nematódeos, por exemplo. A capacidade de muda possivelmente teve origem como uma adaptação para permitir o aumento, durante o crescimento, de espinhos e outras estruturas utilizadas como dispositivos locomotores auxiliares [1].

Marcadores do autor

Observações

[1Valentine, J. W., & Collins, A. G. (2000). The significance of moulting in Ecdysozoan evolution. Evolution & development, 2(3), 152-156.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal