... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Lytechinus variegatus

Lytechinus variegatus

Publicado por Aléssio

no dia 07/01/2020

29 visualizações

0 comentário

Lytechinus variegatus

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Espécie de ouriço-do-mar registrada em uma piscina natural de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco. Lytechinus variegatus é uma espécie de equinodermo encontrada em ambientes costeiros desde a Carolina do Norte (EUA), grande parte do Golfo do México até o sul do Brasil. Seus espinhos são curtos com as pontas de cor roxa ou lilás. É por isso que em algumas localidades do Brasil é chamado popularmente de ouriço-lilás. Ocorre em ambientes recifais, sendo preponderantemente registrada em fundos arenosos com cobertura de fanerógamas marinhas, em águas rasas [1].

Lytechinus variegatus apresenta rápido crescimento e alcança a maturidade reprodutiva precocemente após um ano de vida. A espécie não apresenta dimorfismo sexual. Seu ciclo reprodutivo é sazonal e é diretamente relacionado com a latitude na qual uma determinada população é encontrada. Podem ocorrer um ou dois eventos reprodutivos por ano [2].

Esta espécie de ouriço apresenta um curioso comportamento de camuflagem. Com a ajuda de seus pés ambulacrais, o ouriço recolhe e se cobre com pedaços de corais, conchas de moluscos, rochas, fragmentos de algas, e até mesmo esqueletos de outros ouriços.

Marcadores do autor

Observações

[1de Barros Lima, E. J., & Fernandes, M. L. B. (2009). Diversidade de equinodermos (Echinodermata) no Estado de Pernambuco (Brasil). Revista Brasileira de Zoociências, 11(1), 55-63.

[2Tavares Garcia, Y. A., & Borzone, C. A. (2015). The reproductive cycle of the sea urchin Lytechinus variegatus (Echinodermata: Echinoidea) in southern Brazil. Revista de Biología Tropical, 63, 243-250.

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal