... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Ouriço-do-mar Echinometra lucunter

Ouriço-do-mar Echinometra lucunter

Publicado por Aléssio

no dia 09/01/2020

54 visualizações

0 comentário

Ouriços

Uma nota está vinculada à imagem. Passe o mouse sobre a imagem para exibir a nota.

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Echinometra lucunter é a espécie de equinoderme mais comum e abundante em ambientes recifais de Pernambuco. Apresenta uma grande distribuição geográfica, ocorrendo desde a Carolina do Norte (EUA), todo a região Caribe, até o litoral de Santa Catarina, no Brasil e regiões do litoral atlântico da Africa. Podem ser encontrados em grandes densidades e estão diretamente relacionados com o desgaste de recifes de corais através da bioerosão. Os ouriços são herbívoros e raspam o substrato com seus fortes dentes da lanterna de Aristóteles afetando a abundância e distribuição de algas e modificando o ambiente, removendo o substrato calcário dos recifes.

Echinometra lucunter é um ouriço-do-mar grande, que pode atingir 150 mm de tamanho. São geralmente pretos e seus espinhos são longos e pontiagudos. Podem viver até 10 anos.

Registro realizado na Praia dos Carneiros, Tamandaré, Pernambuco. Nesta poça de maré podemos ver vários ouriços e pequenas colônias do coral Zoanthus sociatus de cor esverdeada.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal