... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Grupo de Sparisoma axillare juvenis

Grupo de Sparisoma axillare juvenis

Publicado por Aléssio F.

no dia 06/03/2020

30 visualizações

0 comentário

Sparisoma axillare Parrotfishes

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Sparisoma axillare é uma espécie de peixe da família Scaridae. São conhecidos popularmente como bobó ou peixe-papagaio e são caracterizados por possuírem mandibulas em forma de bico, que é utilizado para a remoção de algas de substratos duros de recifes de coral. Sparisoma axillare é uma espécie endêmica da costa brasileira, sendo encontrado em ambientes recifais e ilhas oceânicas.

Os peixe-papagaio desempenham um papel ecológico importante em ambientes recifais. Eficientes herbívoros, eles abrem espaço para o assentamento de corais e impedem o domínio das algas sobre os corais. Em Tamandaré, onde este grupo de juvenis foi registrado, os peixe-papagaio ocupam diferentes micro-habitats dependendo da fase de crescimento. Os mais jovens, com menos de 5 cm, ocupam preferencialmente bancos de algas e os juvenis maiores ocupam áreas mais frontais e profundas das linhas de recifes de coral da APA Costa dos Corais [1].

Marcadores do autor

Observações

[1Feitosa, J. L., & Ferreira, B. P. (2015). Distribution and feeding patterns of juvenile parrotfish on algal‐dominated coral reefs. Marine Ecology, 36(3), 462-474.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal