Percevejo flagrado dentro do banheiro, provavelmente atraído pela luz. Trata-se provavelmente de uma espécie do gênero Loxo (Família Pentatomidae). O nome da família é uma referência à estrutura de suas antenas, constituídas de cinco (penta) seções (tomos) articuladas.
São geralmente insetos fitofágos, que se alimentam de seiva de plantas. Com suas adaptações, que os colocam entre os insetos perfuradores-sugadores, eles inserem seus bicos complexos, os quais são constituídos por peças cortantes chamadas estiletes, nos tecidos vegetais. Na foto é possível ver o bico do percevejo retraído junto ao seu corpo. Espécies do gênero Loxa são consideradas pragas agrícolas secundárias em algumas culturas no Brasil.
Os percevejos são particularmente conhecidos pelo cheiro desagradável que exalam. São insetos que produzem uma grande quantidade de compostos químicos voláteis [1] e alguns são utilizados para afugentar predadores ou avisar que são um tanto quando intragáveis. Apesar do fedor, não apresentam riscos ao ser humano. Por causa do seu cheiro, são conhecidos popularmente como fede-fede.
Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco, no dia 22 de abril de 2020.
Comentar