... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Fêmea de Chiroxiphia pareola

Fêmea de Chiroxiphia pareola

Publicado por Aléssio F.

no dia 31/05/2020

16 visualizações

0 comentário

Chiroxiphia pareola fêmea

Escala do sujeito : não informado

Descrição

O tangará-falso (Chiroxiphia pareola) é um passarinho da família Pipridae amplamente distribuída na Amazônia e na Mata Atlântica, desde o Rio Grande do Norte até o Espírito Santo, ocorrendo em ambientes de florestas ombrófilas densas. Geralmente, as fêmeas dos Pipridae possuem uma coloração verde oliva fosca e os machos apresentam colorações as mais variadas. Atualmente são reconhecidas quatro sub-espécies de Chiroxiphia pareola.

As espécies desta família apresentam um complexo comportamento sexual e frequentemente serem de modelo para estudos sobre seleção sexual. Não é por menos! Nestas espécies os machos estabelecem arenas de exibição para atrair as fêmeas. Em Etologia, área da biologia que estuda o comportamento animal, estas arenas recebem o nome de leks. Nestas arenas de exibição até cinco machos podem estar presentes e, diante de alguma fêmea, todos os machos participam de uma dança cooperativa, com acrobacias e cantos diversos.

Os machos esta espécie são pretos com o topo da cabeça vermelho e o dorso é azul intenso.

Registro realizado em um fragmento de Mata Atlântica da APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco. Neste mesmo fragmento pode ser encontrada uma população de Manacus manacus, outro piprídeo.

Marcadores do autor

24/24

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal