... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Aranha de 6 pernas?

Aranha de 6 pernas?

Publicado por Josival Araújo

no dia 12/07/2020

535 visualizações

9 comentários

IMG 20200712 WA0001

Escala do sujeito : não informado

Descrição

No ensino médio (21/04/2015) eu encontrei no meu quintal uma aranha com 6 pernas (3 pares). Na mesma hora eu pensei: «aranha tem 8 e os insetos que tem 6 pernas». Também observei que essa aranha não tinha nenhuma inserção de pernas perdidas, pois pode acontecer delas perderem suas pernas deixando apenas a inserção do lugar delas. Mas, esse animal tem todas as pernas no seu devido lugar e não entendi como isso poderia ser possível.

Levei o exemplar para minha escola para estudá-lo junto com meus professores de biologia (Roberta Cisneiros e Claúdio Avelino). Primeiro observamos essa aranha na lupa tentando buscar a inserção da articulação de uma perna perdida e não encontramos. Passamos um tempo observando e discutindo possibilidades, mas sempre chegávamos ao mesmo ponto: esse animal tem todas as características de aranha, menos as 6 pernas que é uma característica dos insetos (minha cabeça explodindo de perguntas e hipóteses).

Colocamos esse exemplar no microscópio e começamos a separar as partes dele (abdômen e cefalotórax). No microscópio observamos as quelíceras (um par de quelíceras que fica na região anterior do corpo e serve para alimentação), logo chegamos a conclusão de que a quelícera tem uma morfologia diferente das outras espécies de aranha, além de ser desproporcional ao corpo.

Separamos as quelíceras e observamos que na verdade essas estruturas eram as duas pernas que estavam faltando. As quelíceras eram menores e estavam logo abaixo dessas pernas atrofiadas. As pernas estavam juntas e enroladas, atrofiadas. No mesmo instante me perguntei qual era a vantagem de ter as pernas assim? Como as pernas ficaram sem movimentos e atrofiadas? Será que é uma nova espécie?

Até hoje só fiz 2 registros dessa aranha e essas perguntas continuam até hoje. Ela foi encontrada em uma residência na área urbana de Abreu e Lima - PE.

Marcadores do autor

Seus comentários

  • no dia 12 de julho as 18:15, por Aléssio F.

    Será que é a mesma espécie desta postagem anterior do Portal de Zoologia? Esta tem 8 patas. Talvez você tenha encontrado aranhas com algum alelo ausente... http://www.portal.zoo.bio.br/media403

  • no dia 18 de julho as 23:21, por Josival Araújo

    Eu acho que seja alguns indivíduos com algum alelo ausente, parece muito com ela comparando as fotos. Valeu!

  • no dia 5 de agosto as 01:25, por Abraão Luiz

    Hoje encontrei o mesmo animal da foto em meu quarto, motivo pelo qual fiz buscas na Internet para saber de qual animal se trata

  • no dia 5 de agosto as 20:06, por Josival Araújo

    Esse é um animal inofensivo e bastante diverso. Se alimenta de pequenos insetos. Esse que encontrei com «6 pernas» foi bem interessante (na verdade duas pernas estavam escondidas). Mas, geralmente vão encontrar elas com 8 pernas bastante evidentes.

  • no dia 8 de setembro as 09:04, por Lucas Morais

    Uma vez li uma revista do Ciência hoje sobre esse inseto, não é uma aranha e tem um nome específico. Tô tentando relembrar o nome pois encontrei hoje de manhã aqui em casa kk

  • no dia 14 de setembro as 19:35, por Josival Araújo

    Neste caso esse era uma aranha, Lucas. Ele tem todas as características de aranha e as duas primeiras pernas só estavam ocultas. Mas, tem vários outros insetos que mimetizam as aranhas, não vi essa publicação da revista Ciência Hoje, mas pode ser de uma espécie que mimetize as aranhas. Show demais!

  • no dia 19 de setembro as 00:39, por Cadu

    Uma aranha parecida com essa da foto apareceu na cozinha da minha casa
    Também me perguntei o pq de só ter 6 pernas
    Será que é perigosa?
    Então pesquisei na internet e cheguei aqui

  • no dia 20 de setembro as 18:16, por Aléssio F.

    Oi Cadu! Da próxima vez tente tirar uma foto e compartilhe a foto aqui no Portal!

  • no dia 5 de outubro as 10:10, por Theo

    Achei essa aranha no meu quarto ontem. Hoje parei para analisar o fato de ela ter apenas três pares de pernas (pelo menos a olho nu), e vim pesquisar mais sobre.
    Acabei achando esse post, e realmente a aranha é bem parecida com a que encontrei.

    https://imgur.com/a/K1QT2cn

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal