... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Aranha de 6 pernas?

Aranha de 6 pernas?

Publicado por Josival Araújo

no dia 12/07/2020

48 visualizações

2 comentários

IMG 20200712 WA0001

Escala do sujeito : não informado

Descrição

No ensino médio (21/04/2015) eu encontrei no meu quintal uma aranha com 6 pernas (3 pares). Na mesma hora eu pensei: «aranha tem 8 e os insetos que tem 6 pernas». Também observei que essa aranha não tinha nenhuma inserção de pernas perdidas, pois pode acontecer delas perderem suas pernas deixando apenas a inserção do lugar delas. Mas, esse animal tem todas as pernas no seu devido lugar e não entendi como isso poderia ser possível.

Levei o exemplar para minha escola para estudá-lo junto com meus professores de biologia (Roberta Cisneiros e Claúdio Avelino). Primeiro observamos essa aranha na lupa tentando buscar a inserção da articulação de uma perna perdida e não encontramos. Passamos um tempo observando e discutindo possibilidades, mas sempre chegávamos ao mesmo ponto: esse animal tem todas as características de aranha, menos as 6 pernas que é uma característica dos insetos (minha cabeça explodindo de perguntas e hipóteses).

Colocamos esse exemplar no microscópio e começamos a separar as partes dele (abdômen e cefalotórax). No microscópio observamos as quelíceras (um par de quelíceras que fica na região anterior do corpo e serve para alimentação), logo chegamos a conclusão de que a quelícera tem uma morfologia diferente das outras espécies de aranha, além de ser desproporcional ao corpo.

Separamos as quelíceras e observamos que na verdade essas estruturas eram as duas pernas que estavam faltando. As quelíceras eram menores e estavam logo abaixo dessas pernas atrofiadas. As pernas estavam juntas e enroladas, atrofiadas. No mesmo instante me perguntei qual era a vantagem de ter as pernas assim? Como as pernas ficaram sem movimentos e atrofiadas? Será que é uma nova espécie?

Até hoje só fiz 2 registros dessa aranha e essas perguntas continuam até hoje. Ela foi encontrada em uma residência na área urbana de Abreu e Lima - PE.

Marcadores do autor

Seus comentários

  • no dia 12 de julho as 18:15, por Aléssio F.

    Será que é a mesma espécie desta postagem anterior do Portal de Zoologia? Esta tem 8 patas. Talvez você tenha encontrado aranhas com algum alelo ausente... http://www.portal.zoo.bio.br/media403

  • no dia 18 de julho as 23:21, por Josival Araújo

    Eu acho que seja alguns indivíduos com algum alelo ausente, parece muito com ela comparando as fotos. Valeu!

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal