... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Disaulax hirsuticornis

Disaulax hirsuticornis

Publicado por Aléssio F.

no dia 23/03/2021

33 visualizações

0 comentário

Disaulax

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Besouro da espécie Disaulax hirsuticornis (Cerambycidae, Rhopalophorini) registrado em um arbusto na borda de um fragmento de Mata Atlântica, no dia 22 de março de 2021. Besouros da tribo Rhopalophorini ocorrem majoritariamente em ambientes neotropicais. São conhecidas aproximadamente 140 espécies distribuídas em 23 gêneros [1].

O comprimento avantajado das antenas é um dos caracteres marcantes deste grupo de besouros. E além de serem muito longas (em algumas espécies as antenas medem mais do que o dobro do comprimento do próprio corpo do inseto), as antenas de algumas espécies exibem ornamentações variadas, como espinhos e tufos de pelos, como observado na foto. Estes tufos de pelo, provavelmente, são elementos do sistema sensorial, e aumentam, em certa medida, a capacidade do inseto de captar estímulos químicos, notadamente feromônios.

Marcadores do autor

45/45
11/45

Observações

[1Marques, M. I., & Napp, D. S. (2003). Análise cladística da tribo Rhopalophorini Blanchard, 1845 (Coleoptera, Cerambycidae). Revista Brasileira de Entomologia, 47(4), 491-545.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal